APLICATIVO MÃO NA RODA

Apresentação
O presente Projeto de Extensão “Aplicativo Mão na Roda” tem como antecedente o Trabalho de Conclusão de Curso “APLICATIVO PARA AUXILIAR DEFICIENTES MOTORES A ENCONTRAREM ESTABELECIMENTOS ADAPTADOS” desenvolvido por acadêmicos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Aguilar. Após defesa em banca percebeu-se que o aplicativo poderia receber melhorias. Em conversa com servidores da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas identificou-se interesse dos mesmos na implantação do aplicativo como um modo de favorecer a inclusão social de pessoas com deficiência dentre outros usuários por meio do acesso à informação de locais com acessibilidade, principalmente, para pessoas com deficiência motora. O objetivo deste projeto de extensão é o aperfeiçoamento do protótipo criado no TCC para a inclusão de outras funções no aplicativo Mão na Roda com o apoio e participação da comunidade local e usuários em potencial.

Objetivos
O protótipo foi desenvolvido usando a plataforma AppInventor do MIT (http://appinventor.mit.edu). Esta plataforma foi concebida como uma ferramenta introdutória para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Entretanto, o AppInventor se mostrou limitado para a inclusão de novas funcionalidades necessárias para o completo aproveitamento do usuário final: pessoas com deficiência. Por esse motivo será necessário mudar a plataforma de desenvolvimento a fim de atender os novos requisitos para o aplicativo e para poder incluir dispositivos móveis que não usem o Android como sistema operacional (p.e. iOS e Windows Phone). O primeiro objetivo específico é a escolha dessa nova plataforma de desenvolvimento. Uma funcionalidade a ser inclusa na futura versão do aplicativo é a capacidade de se conectar com bancos de dados online. Assim, o aplicativo poderá armazenar informações específicas do usuário, armazenar informações de estabelecimentos adaptados, consultar no banco de dados da concessionária gestora de vagas de estacionamento sobre a disponibilidade de vagas de estacionamento para deficientes perto de um establecimento dado, etc. A versão protótipo considerou somente pessoas com deficiência motora (cadeirantes) e portanto a sua interface com o usuário não atende, por exemplo, deficientes visuais. Destarte, a nova versão do aplicativo deverá ter uma interface com o usuário que se adapte ao seu tipo de deficiência. Em particular, é desejável que o aplicativo inclua a opção de comando por voz. O protótipo foi disponibilizado no Google Play para usuários com dispositivos móveis Android. Para antender um público maior o aplicativo deverá contar com versões para plataformas tais como iOS da Apple e Windows Phone da Nokia. Estes últimos sistemas operacionais para dispositivos móveis possuem restrições específicas para permitir a disponibilização de aplicativos. No projeto será necessário estudar essas restrições (licenças de desenvolvedor, etc) para gerar as versões correspondentes do aplicativo. Finalmente, o futuro aplicativo deverá ser testado por usuários reais com o intuito de avaliar se a ergonomia da interface é satisfatória.

Justificativa
Uma vez que as demandas para aprimoramento de novas funções do “Aplicativo Mão na Roda” nasceram de autoridades do serviço público municipal relacionadas à gestão do trânsito do município, justifica-se a relevância de dar-se sequencia ao desenvolvimento do aplicativo na intenção de contribuir parra melhorias sociais significativas no contexto local, tanto para os residentes como para os turistas que visitam Poços de Caldas. Tendo em vista o arcabouço legislativo nacional em prol da inclusão de pessoas com deficiência, o presente projeto aproxima a Universidade à realidade da comunidade cumprindo seu propósito de contribuir de forma significativa para a educação, formação e inclusão social.

Beneficiário
Pessoas com deficiência motora, auditiva, visual, sensorial, além de idosos, mulheres grávidas e com carrinhos de bebê. Familiares, profissionais ou amigos que acompanham pessoas com deficiência. Comunidade local de Poços de Caldas e turistas.