SEGURANÇA E SAÚDE NO COTIDIANO

Apresentação
O projeto de extensão “Saúde e segurança no cotidiano” visa promover atividades de educação ambiental voltadas a escolas de ensino fundamental e médio, preferencialmente públicas, e também dentro do ambiente acadêmico de modo a promover uma mudança de postura e um enriquecimento dos conhecimentos acerca desta temática tão atual e urgente. A conscientização sobre esse tema é importante e urgente nos dias de hoje, pois pode mudar a postura dos jovens para com o ambiente ao seu redor e transmitir esse conhecimento em casa ou em qualquer ambiente que conviva. Outro ponto a ser abordado pelo trabalho é a questão da segurança ambiental e ocupacional, onde pretende-se expor os equipamentos utilizados para aferição de parâmetros de segurança dentro de empresas, escolas, hospitais ou até mesmo locais públicos. A intenção principal do grupo é organizar todo esse temas em três ou quatro módulos, de acordo com a possibilidade e disponibilidade dos alunos.

Objetivos
Informar e promover reflexão aos estudantes sobre temas que acrescente uma maior instrução sobre as seguintes questões: - Apresentar os tipos de riscos ambientais e ocupacionais presentes tanto no cotidiano quanto no ambiente de trabalho; - detalhar métodos de quantificação e identificação destes riscos, nesta fase equipamentos serão apresentados e medições serão feitas de forma prática; - demonstrar ouso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) comuns no dia-a-dia da maioria das pessoas; - apresentar os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); - promover esclarecimento sobre a radioatividade natural elevada do Planalto de Poços de Caldas, relacionando este dado com a quantidade de casos de câncer desenvolvidos no período de 2004 a 2013; - introduzir à temática de resíduos sólidos (classificação e métodos de descarte) e poluição do ar e água (principais poluentes e medidas de controle);

Justificativa
Alguns estudos mostram que o Brasil detém índices de riscos de acidentes no trabalho superiores aos avaliados nos países que competem em qualidade e desenvolvimento com o Brasil, como a África do Sul, México entre outros, isso mostra que o país está aquém às práticas preventivas para a segurança dos trabalhadores. Uma maior conscientização nos jovens poderia reverter a situação que envolvem riscos, auxiliando na saída do país de rankings de acidentes fatais ocorridos no trabalho. Além dos índices alarmantes de saúde ocupacional, questões relacionadas às fontes naturais de radiação devem ser consideradas, principalmente aquelas presentes no planalto de Poços de Caldas. Neste âmbito, o desenvolvimento do senso crítico em jovens bem como um maior conhecimento a respeito do tema, poderiam diminuir os resultados negativos em ambientes de trabalho, doméstico ou coletivo e isso seria impactado de forma positiva e a longo prazo no país.

Beneficiário
Configura toda comunidade, as escolas, tanto públicas quanto privadas, bem como a comunidade acadêmica. Primeiramente fez-se um contato com o Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, onde a UNIFAL já possui um contato e já realiza atividades há cinco anos com o cursinho pré-vestibular.