OBSERVATÓRIO DE GESTÃO HOSPITALAR

Apresentação
O Observatório de Gestão Hospitalar é um Projeto da Universidade Federal de Alfenas que conta com a parceria de organizações de saúde e a participação de professores, alunos e profissionais das mais variadas competências, envolvidos nos segmentos de atenção à saúde. Tem como finalidade o aprimoramento dos processos de gestão de serviços de saúde. O Observatório busca, a partir do desenvolvimento das suas ações de pesquisa, ensino e extensão, auxiliar o alcance da excelência em gestão em saúde. As suas atividades envolvem a promoção de eventos, cursos de atualização e capacitação, pesquisas e assessorias no âmbito da gestão em saúde, além da divulgação técnica e científica dos conhecimentos consolidados.

Objetivos
Contribuir para o conhecimento teórico e empírico interdisciplinar em gestão em saúde de estudantes e profissionais de saúde; Estimular a integração dos saberes e o estreitamento dos vínculos entre a universidade, os profissionais de saúde e as organizações de saúde por meio de visitas técnicas, assessorias, cursos, palestras e produção científica; Congregar estudantes, pesquisadores, profissionais e organizações interessadas na realização de estudos, pesquisas, levantamentos e mapeamentos relacionados a temáticas voltadas para a qualificação da Gestão em saúde; Orientar e assessorar profissionais e organizações no sentido do aprimoramento e qualificação da gestão em saúde; Promover e participar de assessorias, de cursos de capacitação e atualização, e de eventos de divulgação técnica e científica, como congressos, seminários, debates, encontros, entrevistas, etc., referentes à Gestão em saúde; Oferecer um ambiente de geração de conhecimento propício para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação na área de saúde; Promover e estimular a publicação de estudos, pesquisas e análises das experiências voltadas para o aprimoramento da Gestão em saúde; Favorecer a indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade.

Justificativa
Em um cenário globalizado e dinâmico, caracterizado por facilidades de acesso a informações, desenvolvimento tecnológico progressivo e aumento das exigências relacionadas à qualidade da prestação dos serviços pelas organizações de saúde, é fundamental a parceria das Universidade com os serviços de saúde, principalmente aqueles que atendem aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no sentido de aprimorar seus processos de Gestão e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, propiciando a resolutividade e a integralidade da assistência de acordo com a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). A análise do cenário interno das organizações de serviços de saúde evidencia desafios crescentes a serem enfrentados. Aliados à complexidade das relações profissionais existentes, torna-se mais complexa a gestão destas organizações por parte de seus dirigentes. As organizações devem, portanto, adotar modelos de gestão comprovadamente positivos, que auxiliem na busca contínua pela excelência. Os profissionais de saúde carecem de educação permanente qualificada para o desenvolvimento das competências necessárias à sua atuação e os profissionais de saúde em formação necessitam de um aumento progressivo dos cenários de prática profissional. Sendo assim, a parceria entre a Universidade e os serviços de saúde se torna um terreno fértil para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a prestação de serviços de saúde de qualidade.

Beneficiário
O público-alvo da comunidade divide-se em beneficiários diretos e indiretos das ações. Diretos: gestores e profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais; e estudantes. Os indiretos são os usuários dos serviço.