ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE ACADÊMICOS DA UNIFAL EM SOFRIMENTO PSÍQUICO

Apresentação
O ingresso na universidade para o jovem, ao mesmo tempo em que sinaliza uma conquista, pode se tornar um período crítico, tornando-o mais suscetível para o início e manutenção do uso de álcool e outras drogas e desenvolvimento de sofrimento e transtornos psíquicos, pois é um período em que o jovem se distancia do núcleo familiar e se insere em um contexto novo que requer adaptações, novas posturas e responsabilidades (Wagner & Andrade, 2008; Assis & Oliveira, 2010). Neste sentido, é fundamental que os estudantes universitários tenham estratégias de enfrentamento que lhes permitam experimentar a Universidade de uma maneira confortável, para que eles possam aproveitar os desafios e oportunidades que um ambiente universitário pode oferecer. Caso contrário, as mudanças e os desafios que os alunos enfrentam podem trazer intenso sofrimento psicológico e, em casos extremos, levá-los ao suicídio (Pereira & Cardoso, 2015).

Objetivos
fornecer suporte emocional, encaminhar para tratamento médico ou psicológico, realizar acompanhamento dos acadêmicos, prevenir consequências mais graves dos transtornos mentais.

Justificativa
Diante do exposto, a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) vêm implantando ações no sentido de auxiliar os universitários. Uma dessas ações consiste no acolhimento do acadêmico.Acolher significa oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico; proteger(-se), abrigar(-se), amparar(-se) (Dicionário, 2001).

Beneficiário
acadêmicos de todos os cursos da UNIFAL, campus sede e campus Santa Clara.