MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL

Apresentação
O MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL é um projeto de extensão na área de Cultura da Proex/UNIFAL-MG, voltado para o estudo e divulgação da Música da Renascença. Desenvolve suas atividades desde 2009, com participações em eventos, festivais e concursos, em Minas Gerais e São Paulo e este ano passa a integrar as ações do programa de extensão TODA MÚSICA PARA TODOS. Inicialmente, as apresentações eram acompanhadas por explanações sobre o contexto histórico da obra e de seu autor, imprimindo um formato didático às apresentações. À medida em que se observou uma recorrência do público assistente e o aumento expressivo desse público, as apresentações passaram a ter um caráter mais formal. A mudança, visa a oportunizar ao público uma apresentação em formato semelhante àquele que se observa em grandes salas de concertos, indo ao encontro do principal objetivo do projeto: fomentar a cultura musical por meio da formação de público para fruição desse tipo de manifestação artística.

Objetivos
- Oportunizar a alunos da UNIFAL-MG e membros da comunidade, integrantes da equipe do Projeto, uma iniciação musical por meio do estudo realizado para preparação das peças do repertório, de forma disciplinada e embasada teoricamente; - Compartilhar os estudos e as técnicas desenvolvidas para o canto coral com o público em geral, por meio dos ensaios abertos; - Compartilhar os resultados das pesquisas e estudos, por meio da realização de debates abertos ao público em geral; - Apresentar a alunos da rede pública uma Música diferenciada daquela a que normalmente estes têm acesso, por meio de apresentações nas Escolas; - Fomentar a formação de público em geral para a fruição de Música Antiga/Renascentista, principalmente, por meio de concertos periódicos e eventuais apresentações.

Justificativa
Apesar do êxito alcançado com a execução deste projeto nos anos anteriores, a continuidade das atividades propostas se justifica pela comprovada carência deste tipo de atividade cultural que ainda se observa em nossa cidade. Conforme Cavalieri (2006), um projeto envolvido com a Arte, neste caso específico, com a Música, pode ser ilustrado pela imagem do rizoma, uma metáfora da contemporaneidade, emprestada da botânica - um rizoma é um tipo de caule que cresce horizontalmente passando por diferentes pontos subterrâneos. A metáfora do rizoma, na Música, tem como fundamento a multiplicidade (Borges; Fontes, 2005; Kreinz, 2004, entre outros), representando uma rede de ideias que podem se conectar a outras, em distintas direções. Constitui um processo criativo, aberto, alterável, sempre em construção, possibilitando ligações não lineares entre os conteúdos, convidando à experimentação. O projeto fundamental de formação universitária, em especial da UNIFAL-MG, declarado em seu Estatuto Geral, aponta como alguns de seus objetivos "formar pessoas para o exercício profissional nas diferentes áreas do conhecimento, aptas para a inserção nos diversos campos de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade; [...] promover programas e projetos de pesquisa e extensão para a ampliação do conhecimento, para a melhor qualificação do ensino e das atividades didático-pedagógicas; realizar atividades de pesquisa, extensão e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, assim como a criação e a difusão da cultura, de modo a desenvolver o entendimento do homem e do meio ambiente em que vive". Assim, esta proposta prevê a fusão de conhecimentos musicais, adquiridos por meio das atividades pevistas para a execução do Projeto, com os conhecimentos trazidos por seus componentes (seja pela experiência profissional, tratando-se de membros da comunidade, seja pelos conteúdos de formação acadêmica, ao tratar-se de discentes) em prol de uma difusão cultural estendida a toda a comunidade do entorno da Universidade, de forma conectada a outras formas de Arte às quais nos seja possível aliar. Especificamente, neste ano, a proposta do MADRIGAL RENASCENTISTA UNIFAL vai além do estudo e apresentação de seu repertório Renascentista e apresentações "a capella". Integrando o programa TODA MÚSICA PARA TODOS lançamos um novo desafio ao grupo - o acompanhamento de uma Orquestra com apresentações em escolas públicas, além de concertos ocasionais. Dessa forma, além de contribuir com a formação de público para a fruição da Música Antiga e Renascentista, o trabalho conjunto com a Camerata Theophillus será de grande valia para a aculturação da comunidade à assistência de concertos e, especificamente, nas escolas, oportunizar o contato dos jovens alunos a uma variedade musical pouco difundida e/ou de acesso mais restrito.

Beneficiário
Os componentes do grupo são beneficiários diretos das atividades intrínsecas do projeto. Além destes, o público em geral, assistente de concertos ocasionais e eventuais participações, bem como os alunos das escolas em que se realizem as apresentações propostas.