MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA - DISSECAÇÃO DE CADÁVERES

Apresentação
A maioria das instituições de ensino superior, quanto ao material de aulas práticas para a disciplina de Anatomia Humana, utiliza modelos anatômicos sintéticos (plástico) e/ou sofisticados e dispendiosos programas de computação gráfica virtual 3D. Mas havendo a disponibilidade de peças anatômicas naturais e de cadáveres completos, é dever dos professores da disciplina que promovam a correta dissecação deste material nobre e escasso, com a devida preocupação de expor da maneira mais adequada possível as estruturas anatômicas, providenciando uma ferramenta didática confiável e verossímil para o(a) estudante.

Objetivos
Instruir os(as) estudantes selecionados na arte da dissecação programada, supervisionando o treinamento correto das habilidades cognitivas, motoras e sensoriais para a demonstração das estruturas anatômicas, e para enfatizar os aspectos não mostrados em outros materiais, aumentando sua argúcia para o raciocínio dedutivo anatomoclínico futuro que será necessário na rotina da profissão.

Justificativa
O Departamento de Anatomia do do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG possui um acervo de peças anatômicas e de cadáveres completos que está, atualmente, subestimado quanto ao valor pedagógico para o estudo prático da Anatomia Humana. Algumas peças isoladas estão mal dissecadas (inacabadas) ou poderiam oferecer melhor visualização (limpeza); os cadáveres também estão parcialmente dissecados, podendo mostrar uma grande gama de aspectos anatômicos atualmente desprezados (como dissecação de face, mão e pé). A difícil obtenção deste material humano natural, cada vez mais escasso, torna ainda mais relevante a necessidade de se aproveitar ao máximo as possibilidades de demonstração, por meio de cuidadosa dissecação programada, das estruturas anatômicas para o correto aprendizado pelos(as) estudantes. Professores e alunos(as) selecionados para este projeto cuidarão pessoalmente de produzir as alterações necessárias e suficientes, pela dissecação, para que este acervo humano possa desempenhar seu melhor papel no binômio ensino-aprendizagem e prover a instituição de um material de estudo prático atualmente inédito.

Beneficiário
Todos os(as) acadêmicos(as) dos cursos da área da saúde.