ÁGUA DE MINAS

Apresentação
Desde 2005, a qualidade de fontes alternativas de abastecimento de água (nascentes e poços) das zonas rural e urbana vem sendo analisada, atendendo a requisitos para considerá-las como próprias ou impróprias para consumo humano, de acordo com a legislação (Portaria 2.419/2011/MS). Assim, são coletadas amostras de água e avaliada a qualidade higiênico-sanitária das mesmas, por meio de monitoramento mensal, além das análises de pH, cloro, turbidez e metais pesados. Os resultados são divulgados para os órgãos públicos de vigilância, para a população (site e redes sociais). Além disso, são desenvolvidas atividades educativas com a população, referentes à importância da água para a saúde e sua preservação, principalmente nas escolas próximas às fontes estudadas e em rádio comunitária. Dados do projeto já foram utilizados em três TCCs (Geografia e Nutrição). Envolve questões multidisciplinares abrangentes de cunho social, de saúde pública, de recursos naturais e educação ambientais

Objetivos
• Avaliar as condições higiênico-sanitárias das minas e poços, por meio de análises microbiológicas. • Avaliar a infraestrutura destas soluções alternativas de abastecimento de água. • Determinar o pH das amostras de água. • Determinar a turbidez das amostras de água. • Realizar a contagem de bactérias aeróbias heterotróficas mesófilas. • Pesquisar e quantificar os coliformes ambientais e E. coli. • Pesquisar e quantificar metais na água (ferro, manganês, chumbo, cádmio, entre outros) • Divulgar os resultados juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, jornais locais, site e redes sociais, com os resultados obtidos durante as análises. • Realizar atividades educativas em escolas públicas, particulares, associações de moradores e ONGs. No Dia do Meio Ambiente, Dia da Água e em eventos com a participação da população de Alfenas (ou mesmo em outros eventos), serão apresentados à população os resultados das análises, chamando a atenção para a contaminação das águas das minas e poços da cidade, mostrando a importância de manter os mananciais hídricos sempre limpos. • Em colaboração às parcerias realizadas, buscar soluções para melhorar/garantir a qualidade higiênico-sanitária/ambiental das fontes monitoradas. • Conscientização da população usuária sobre a importância do tratamento de água de fontes alternativas. • Conscientização da população usuária sobre a importância da higiene na qualidade da água de consumo. • Manter um programa de rádio, em parceria com o Projeto Unifala Bichos, com periodicidade quinzenal, abordando temas relacionados à água, sua qualidade e preservação ambiental.

Justificativa
As minas e nascentes são formas de surgência natural da água subterrânea na superfície do solo. Estas vêm se tornando uma solução alternativa de abastecimento de água em várias comunidades, seja por questões econômicas ou mesmo por acreditar que se trata de fontes de água com boa qualidade. Na maioria das vezes, essas minas não possuem infraestrutura adequada e suas águas colocam em risco a saúde da população. O monitoramento laboratorial das amostras das águas de fontes alternativas representa um importante instrumento para conhecer a qualidade higiênico-sanitária destas águas. A realização de atividades educativas é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da água para a saúde e para todos os tipos de vida no planeta. Além disso, é indispensável que seja garantida a qualidade da água para consumo. Assim, deve-se orientar que a água não é um recurso inesgotável, sendo necessário o uso racional e seguro, proteção dos mananciais e ensaios para o monitoramento da qualidade. Desta forma, consegue-se diminuir as doenças de veiculação hídrica e, por consequência, melhorar a qualidade de vida da população. Os dados obtidos serão utilizados para futuros trabalhos científicos. As palestras, por serem apresentadas em diversas escolas e locais públicos, atingem diferentes segmentos da população usuária ou não de fontes alternativas, mas que passam a ter maior conscientização ambiental e relativa à saúde. Os participantes também se beneficiarão pois, além do conhecimento adquirido, vivenciam, compartilham e auxiliam na resolução de situações problemas .

Beneficiário
A população-alvo é formada, principalmente, pelos usuários das várias formas alternativas de obtenção de água para consumo, alunos de escolas públicas e particulares, moradores da zona rural e ONGs. Cerca de vinte pontos (minas e poços artesianos) são monitorados, com impacto na saúde dos usuários.