CONCERTOS 2017

Apresentação
A Série de Concertos 2017 é um desdobramento da articulação dos projetos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista UNIFAL no projeto Toda Música Para Todos. A proposta é circulação um concerto de coro e orquestra em diversas cidades do sul de Minas e outras regiões de forma a contribuir para formação de público apreciador da música de concerto. Além da circulação em outras cidades, a série contempla concertos semestrais na UNIFAL-MG.

Objetivos
- Difundir a música de câmara em diversas cidades da região; - Divulgar as atividades do programa Toda Música Para Todos; - Sensibilizar gestores municipais de cultura da importância do apoio e valorização da música de concerto; - Contribuir para formação de público apreciador de música de concerto; - Incentivar a criação de novos grupos musicais e eventos culturais; - Compor uma agenda de apresentações regulares; - Integrar a circulação do projeto Corredor Cultural do FORPROEX SUDESTE; - Difundir a UNIFAL-MG como entidade fomentadora da cultura; - Estabelecer interações com diversos setores da sociedade com expectativa de formação de parcerias: - Desenvolver aptidões nos membros do projetos em relação à produção cultural e empreendedorismo cultural.

Justificativa
A série de concertos de coro e orquestra e o Concerto Especial de Natal são os principais resultado do programa Mais Música Para Todos, pois a criação de ambos os grupos, apesar de ostensiva perspectiva de formação em música, é a apresentação do trabalho à comunidade. O concerto de coro e orquestra produz um efeito diferenciado no público, por unir instrumentação orquestral e o canto coral. Essa proposta amplia, significativamente, o número de integrantes nas apresentações, o que amplifica o impacto do grupo ao público. E isso pode ampliar a circulação dos grupos em diversas localidades brasileiras. A realização da série de concertos em 2017 permite a inclusão de públicos, que na maioria das vezes, não têm acesso a essa categoria de música, pois a musica de concerto ainda é incipiente e tímida nas cidades do interior de Minas Gerais. Embora seja uma região economicamente bem sucedida, o Sul de Minas tem vivenciado um crescente deterioramento de suas manifestações culturais, incorrendo no risco de vê-las extintas. No que se refere a musica de concerto a situação é ainda mais alarmante, pois, com exceção das escolas de música existem poucas iniciativas direcionadas a essa estética musical. Com isso, justifica-se a realização da série de concertos de coro e orquestra no sentido de difundir o trabalho realizado pelos grupos Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista UNIFAL, bem como de propiciar de momentos de apreciação musical para o público a ser atendido e, ao mesmo, mostrar a importância da valorização da música de concerto.

Beneficiário
Estudantes e servidores da UNIFAL-MG; instrumentistas e cantores com interesse de integrar grupo musical; público em geral beneficiários da circulação de concertos e oficinas de Alfenas e outras localidades.