GINGA LEGAL PARA AS DETENTAS

Apresentação
O Projeto Ginga Legal para as Detentas objetiva levar para a ala feminina do presídio da cidade de Alfenas-Mg, o resgate da nossa cultura e arte através da capoeira, com colaboração do Contra Mestre Reinaldo Primavera, além de outros professores e instrutores do projeto de extensão Ginga Legal da Unifal, que promove a interação entre os estudantes e a comunidade alfenense desde 2011. Espera-se que através da prática da capoeiras as detentas adquiram um melhor condicionamento físico e mental, diminuindo o tédio do encarceramento e até mesmo a redução da pena, uma vez que essas detentas até então, estavam carentes de atividades físicas e recreativas. O método a ser aplicado é o da autêntica Capoeira Regional criada pelo lendário Mestre Bimba, enriquecido com novos golpes.

Objetivos
• Promover a ressocialização das apenadas; • Incentivar a prática esportiva das mesmas; • Estimular trabalho em equipe; • Aprimorar o condicionamento físico e mental, bem como a melhora da auto-estima das detentas; • Despertar interesse na cultura afro-brasileira; • Teorizar a história da capoeira durante os encontros dos praticantes.

Justificativa
É reconhecido que o sistema penitenciário feminino brasileiro é inadequado, entre as precariedades das penitenciárias brasileiras, destaca-se o fato de as mulheres terem um tratamento similar ao dos homens, sem acesso à saúde e cuidados com higiene. Atualmente o presídio de Alfenas conta com 30 detentas que dividem uma única cela, e além de toda precariedade em que se encontram, destaca-se a ausência de atividades físicas, o que torna o encarceramento ainda mais tedioso. Sabe-se que o esporte está intrinsecamente ligado à Educação. A prática da capoeira como esporte é comprovadamente um instrumento eficaz para tornar o jovem em um cidadão. É por meio de atividades esportivas que possibilita a revelação de talentos que se destacam nas diversas modalidades, elevando positivamente o nome do País e produzindo atletas vencedores. Neste contexto, projetam-se cidadãos bem-sucedidos, afastando-os das drogas e da marginalidade, sobretudo nas comunidades mais carentes. A capoeira é considerada uma prática completa, pois mistura a atividade física em si com a improvisação, noções de espaço, tempo, música, além da compreensão da filosofia de jogo. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas, entre elas a resistência, flexibilidade, agilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e ritmo. A prática constante desenvolve o sistema cardiorespiratório, além de trabalhar os músculos abdominais, que são muito solicitados durante os movimentos de capoeira. As aulas de capoeira dentro do presídio, poderá promover a ressocialização entre as detentas, desenvolver a cooperação e a prática da cidadania, onde através da prática esportiva poderá obter-se uma melhora da auto-estima, um melhor condicionamento físico bem com a saúde mental.

Beneficiário
30 detentas