EDUCALIMENTANDO: APRENDER A COMER BRINCANDO

Apresentação
O objetivo do Educalimentando é promover saúde de crianças e adolescentes participantes do Centro Social Juvenato, tomando como foco o aspecto alimentar e nutricional. A proposta surgiu a partir de demanda apresentada pelos responsáveis do Centro Social, da Aliança Brasileira de Assistência Social e Educacional com sede em Paraguaçu-MG. A proposta inicial direcionará dois grandes eixos de atividade: educação nutricional e segurança alimentar; o projeto teve início no ano de 2011 embora as ações tenham sido desenvolvidas em outro local. Por meio das atividades temáticas de Educação Alimentar e Nutricional espera-se contribuir para a execução da proposta pedagógica do Centro Social no que tange à turma de tempo integral, priorizando sempre a formação de cidadãos. Por outro lado, para estudantes e professores universitários, o projeto é uma oportunidade ímpar para a consolidação de saberes baseados na vivência, possibilitando maior articulação entre pesquisa, ensino e extensão.

Objetivos
As crianças e adolescente deverão: • adotar atitudes positivas em relação ao alimento; • evitar alimentos considerados fatores de risco para doenças não transmissíveis (gordurosos, ultraprocessados, sal, açúcar refinado); • sentir-se motivadas para transformações em seus padrões de consumo alimentar, bem como em transformar as comunidades com que se socializam; • Construir uma visão crítica sobre as propagandas alimentares. 2. Quanto aos estudantes universitários envolvidos no projeto, espera-se: • vivenciar novas práticas relacionadas ao exercício profissional em saúde coletiva; • conscientizar-se sobre seu papel transformador da sociedade, adotando posturas pedagógicas libertadoras; • construir novos conhecimentos confrontando práticas extensionistas com teorias em aquiescência durante atividades de ensino e pesquisa em curso.

Justificativa
Uma vez que a transição nutricional no Brasil pode ser classificada como atípica, dada a coexistência polarizada de distúrbios, cada comunidade deve ter uma política de segurança alimentar específica, que atenda as particularidades de seu perfil epidemiológico. Assim, diagnósticos coletivos devem sempre ser realizados para levantamento de demandas específicas em nível local. Esses levantamentos devem ser feitos de maneira contínua, uma vez que existem variações temporais nos eventos do processo saúde-doença. Outrossim, toda intervenção em saúde coletiva deve ser monitorada, permitindo replanejamentos constantes. A demanda apresentada pelos coordenadores do Centro Social provocou o foco do presente projeto em dois eixos: educação nutricional e segurança alimentar. O segmento de alimentação coletiva cresceu significativamente nos últimos anos, além de ter evoluído na mesma proporção. A maior demanda por serviços de alimentação e nutrição torna maior a necessidade de encontrar alternativas criativas e concretas que possibilitem a melhoria constante e sistemática de qualidade e produtividade destas organizações, garantindo um diferencial competitivo. Nesse contexto, instituições que desenvolvem ações com crianças e adolescentes, no contraturno escolar, ocupa um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Dessa forma, proporciona um ambiente favorável à vivência de saberes e sabores e favorece a construção de uma relação saudável da criança com o alimento. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três campos: (a) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (b) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis, por meio da oferta de alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (c) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.

Beneficiário
Crianças e adolescentes que são atendidas no contraturno escolar pelo Centro Social Juvenato- Paraguaçu-MG.