INTEGRA-AÇÃO: EXTENSÃO E GRADUAÇÃO NA PERSPECTIVA DE INTEGRALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE.

Apresentação
Trata-se de um projeto que busca integralidade entre atividades acadêmicas e de extensão de cunho assistencial na área de saúde mental. O projeto tem como objetivo promover saúde mental e prevenir sofrimento e doença mental por meio da interação interpessoal e estratégias de reabilitação psicossocial fundamentadas na abordagem centrada na pessoa. As atividades práticas do projeto são realizadas em cinco serviços específicos envolvendo as três áreas de complexidade: Serviços de Residências Terapêuticas, Casa na Casa de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comunidade adstrita a uma estratégia de saúde da família, Centro de Atenção psicossocial e Centro de Convivência. O referencial teórico adotado será Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers e as teorias da relação interpessoal de Peplau e Travelbee. Este projeto vem contribuir com a população, possa possibilitar a ampliação de conhecimentos dos graduandos bem como ser um lócus para pesquisa.

Objetivos
Realizar oficinas terapêuticas com moradores das residências terapêuticas e usuários de serviços de saúde mental com enfoque de expressão e do lúdico; Desenvolver relação de ajuda com pessoas em situação de sofrimento mental; Realizar vistas domiciliares com enfoque da promoção e proteção de saúde mental bem como de prevenção de transtorno mentais em comunidade urbana.

Justificativa
Tem como finalidade tentar ajudar as pessoas em diferentes contextos e situações a manterem ou melhorarem sua saúde mental por meio da relação de ajuda. Assim, como desenvolver possibilidade de interação entre a Universidade, a Comunidade e as Instituições de saúde parceiras, facilitando o aprendizado dos futuros profissionais de saúde quanto aos aspectos técnicos, éticos, humanos e existenciais do ser humano.

Beneficiário
A população beneficiaria serão pessoas em sofrimento mental que estão inseridas em alguns dos serviços abrangidos bem como aquelas de área adstritas escolhidas. Os discentes envolvidos por possibilitar-lhes vivenciar a interdicisplinaridade e a interinstitucionalidade.