IDENTIFICAÇÃO DE MOLUSCOS TRANSMISSORES D E DOENÇAS PARASITÁRIAS

Apresentação
Este serviço será desenvolvido na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, MG, com 26 municípios sob sua coordenação. Esta região de Minas Gerais onde será desenvolvida a presente proposta, com vários municípios às margens do reservatório de Furnas, apresenta uma topografia rica em lagos e açudes onde já foram encontradas algumas espécies de caramujos Biomphalaria transmissoras da esquistossomose. Considerando a situação de precariedade do saneamento em alguns dos municípios da SRS de Alfenas é de interesse a construção de indicadores que estejam relacionados à deficiência de saneamento e ao risco de transmissão de doenças de veiculação hídrica, como acontece com a esquistossomose.

Objetivos
• Caracterizar a morfologia das conchas dos caramujos; • extrair a parte mole da concha para a observação da anatomia do animal; • proceder os exames parasitológicos para a identificação de cercarias de S. mansoni nos casos de identificação de caramujos do gênero Biomphalaria e para o isolamento de larvas de nematódeos nos exemplares de Achatina fulica e de outros gêneros e espécies com potencial para a transmissão dos nematódeos Angiostrongylus cantonensis e Angiostrongylus costaricensis; • orientar Agentes de Saúde sobre as técnicas de captura e transporte dos caramujos aquáticos (Biomphalaria) e terrestres (achatina fulica); • esclarecer os responsáveis dos setores de vigilância epidemiológica e agentes de saúde sobre a biologia dos caramujos e principais formas de transmissão dos parasitas ao homem. • confeccionar caixas a serem distribuídas entre os agentes e profissionais de saúde, contendo conchas das possíveis espécies de caramujos que podem ser encontradas na região para serem utilizadas em atividades educativas junto a população de seus municípios.

Justificativa
Os municípios sob jurisdição da SRS/Alfenas estão localizados na região do Sul do Estado de Minas Gerais, onde já foram encontradas algumas espécies de caramujos Biomphalaria - hospedeiros intermediários do Schistosoma mansoni e exemplares de Achatina fulica. São, ainda, banhados pelo Lago de Furnas, o que caracteriza uma região rica em coleções hídricas, como pequenos açudes e córregos, propícios para a formação de criadouros de caramujos. Além disso, na região estão localizadas indústrias agropecuárias que importam, nos meses da safra agrícola, mão de obra de regiões endêmicas para a esquistossomose mansônica. A associação desses fatores mostra a necessidade de se conhecer as espécies de caramujos prevalentes na região, para que sejam implantadas ações de vigilância epidemiológica que possam prevenir a instalação de focos de transmissão da esquistossomose e casos de angiostrongilíase.

Beneficiário
População dos municípios onde será executada a proposta