PROJETO SAÚDE

Apresentação
O Projeto de extensão intitulado "Projeto Saúde" tem como objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças em geral, em especial as infecções provocadas por vírus como as respiratórias e as enteroparasitoses, por meio de ações educativas realizadas de forma remota e disponibilizadas para a comunidade interna da UNIFAL-MG (alunos e servidores ) e comunidade externa (coordenadores, professores e funcionários de instituições de ensino e de apoio a crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas do ensino fundamental do município de Alfenas-MG quando houver o retorno das aulas presenciais). Essas atividades serão desenvolvidas por acadêmicos da área da saúde da UNIFAL-MG, pelas plataformas Google Meet, Instagram [@projetosaudeunifalmg] e Facebook [Projeto Saude UNIFAL] ) e visam levar informações sobre agentes infecciosos, agentes parasitários e suas medidas de controle e prevenção.

Objetivos
Capacitar os acadêmicos participantes do projeto, para que possam repassar conhecimentos sobre a prevenção da doenças infecciosas (respiratórias e enteroparasitoeses). Realizar revisão bibliográfica sobre conteúdo dos temas a serem desenvolvidos e educação em saúde. Ministrar de forma remota aulas expositivas sobre doenças infecciosas nas redes sociais e para os escolares do ensino fundamental visando complementar os conceitos da disciplina de ciências (quando as aulas presenciais retornarem). Demonstrar virtualmente os principais parasitas intestinais preservados em frascos e suas formas evolutivas infectantes (ovos, cistos e larvas). Distribuir material didático em PDF (manuais educativos) para a capacitação do publico participante e a complementação de conceitos.

Justificativa
As infecções causadas por vírus, como a provocada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) são altamente contagiosas entre indivíduos suscetíveis e podem levar a consequências potencialmente fatais. A disseminação ocorre principalmente por indivíduos sintomáticos e assintomáticos (crianças e jovens), daí a importância das orientações sobre as medidas preventivas. Tais infecções juntamente com as enteroparasitoses causam graves consequências sanitárias, sociais e econômicas para população brasileira, o que torna tais doenças um sério problema de saúde pública. Vale mencionar, que as infecções virais respiratórias provocam casos graves, sobrecarregam as unidades de terapia intensiva em hospitais e os profissionais da áreas de saúde, enquanto que as parasitoses intestinais afetam o indivíduo, incapacitando-o no bom desempenho de suas atividades físicas e intelectuais e diminui sua disposição para o estudo. As consequências descritas podem ser verificadas em várias parasitoses e, especialmente, na ancilostomose devido à anemia e ao agravamento do estado nutricional do hospedeiro. Conforme o exposto, justifica-se a realização das atividades desse projeto com vistas à promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das pessoas beneficiadas por tais intervenções educativas. Além disso, a possibilidade da capacitação dos discentes, a inserção dos mesmos junto à população e a contribuição para a promoção da saúde fundamentam o importante papel que a universidade representa para a sociedade.

Beneficiário
Comunidade interna (acadêmicos e servidores) da UNIFAL-MG e comunidade externa em geral (coordenadores, professores e funcionários de instituições educativas), crianças matriculadas em escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Alfenas-MG e cidades circunvizinhas.