I MESA REDONDA SOBRE CUIDADOS PALEATIVOS E LUTO:ABORDAGEM INTEGRAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA

Apresentação
O indivíduo portador de uma doença grave, progressiva e sem possibilidade terapêutica curativa, possui uma série de sintomas e sofrimentos a serem acolhidos e tratados. O atendimento do paciente em cuidados paliativos leva em consideração quatro aspectos do sofrimento: físico, psíquico, social e espiritual, sendo fundamental um atendimento individualizado tanto para o paciente quanto para a família.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
O envelhecimento da população e a progressão da mudança da pirâmide etária, faz com que algumas doenças crônico-degenerativas ganhem destaque no impacto que causam a saúde e na qualidade de vida, não apenas nos indivíduos que se tornam portadores como todo seu ambiente familiar e social. Há uma necessidade de capacitar e desenvolver habilidades nos profissionais de saúde para lidar com pacientes portadores dessas doenças especialmente aqueles em fases avançadas, visando o aprimoramento da comunicação e abordagem terapêutica desses indivíduos e seus familiares, desde o diagnóstico até as fases posteriores ao óbito.

Beneficiário
Acadêmicos do Curso de Medicina, alunos de cursos de graduação e pós-graduação, médicos e demais profissionais da área de saúde.