MINICURSO: BANDAGEM ELÁSTICA

Apresentação
A Bandagem terapêutica elástica é uma solução revolucionária para tratar e prevenir as lesões comuns como dores no joelho, dores nos ombros, lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos, é altamente eficaz para promover alívio da dor musculoesquelética, estabilidade articular, melhora da circulação tecidual, recuperação de contusões e estiramentos musculares e auxiliar na drenagem de edemas, sem prejudicar o conforto ou a liberdade de movimento. Objetivo deste minicurso é capacitar o discente participante do projeto Atleta sem Dor na escolha terapêutica e técnica mais adequada para a aplicação da bandagem terapêutica elástica, proporcionando mais uma ferramenta de tratamento e prevenção de lesões ortopédicas, neurológicas e/ou para a prática de atividades físicas.

Objetivos
Treinamento sobre as principais formas de aplicação das bandagens funcionais elásticas nos atletas do futebol de campo e de salão. Treinamento sobre as principais formas de aplicação das bandagens funcionais elásticas nos atletas do vôlei, handebol e basquete.

Justificativa
Feitas de vários tipos de materiais, as bandagens funcionais possuem propósitos diversos. Seu uso na prática esportiva ganha importância como auxiliar no tratamento e prevenção de lesões, principalmente danos decorrentes da sobrecarga de músculos, articulações, ligamentos e tendões. As bandagens agem imediatamente no alívio da dor. Seu estímulo é duradouro (cerca de 3 dias) e sua aplicação é rápida e relativamente fácil. Conforme os objetivos e as características da região a ser tratada, utiliza-se um método, força de tensão e direção da bandagem. Possui grande diversidade de indicação, mas principalmente na prevenção e tratamento de lesões esportivas como: distensões ligamentares, entorses, frouxidão articular, síndrome femoro-patelar, deformidades e desalinhamentos articulares, espasmos musculares, câimbras, dores musculares, edemas, fraqueza muscular e tendinites. O correto diagnóstico da lesão, a técnica a ser utilizada, o material da bandagem, o tempo de utilização e a prática esportiva também são aspectos importantes para garantir o sucesso do tratamento. Portanto, há o risco de ser usada de forma errada, devendo ser realizada apenas por pessoas habilitadas. Visando proporcionar o conhecimento necessário aos alunos do projeto de extensão Atleta sem Dor o objetivo deste mini-curso será propiciar o conhecimento necessário quanto as indicações, contra-indicações das diferentes formas de aplicação das bandagens funcionais elásticas nas diferentes modalidades esportivas.

Beneficiário
Discentes participantes do projeto de extensão Atleta sem dor.