VEM SER UNIFAL-MG

Apresentação
O 1º “Vem ser UNIFAL-MG” foi pensado inicialmente pela Comissão de Divulgação, com o apoio da Reitoria, Pró-Reitorias, Diretoria de Processos Seletivos (DIPS), Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) e dos campi, objetivando ampliar o conhecimento dos estudantes de Ensino Médio, especialmente de escolas públicas, e de cursos preparatórios localizados na região de Alfenas, Poços de Caldas, Varginha e Pouso Alegre, sobre os cursos ofertados pela UNIFAL-MG, proporcionando informações que possibilitem identificar suas opções e afinidades, auxiliando-os na escolha do curso de graduação e o que encontrar no mercado de trabalho, bem como potencializar a procura e o consequentemente preenchimento das vagas nos processos seletivos para ingresso na Instituição.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Ao concluir o Ensino Médio, os estudantes se deparam com um momento decisivo de suas vidas, frente aos novos desafios, tendo em vista as perspectivas de futuro e as incertezas inerentes a esta etapa. É uma mudança importante que pode prepará-los para assumir a responsabilidade de adultos. Escolher acertadamente o curso superior e a carreira profissional exige, portanto, muita dedicação, interesse e tenacidade. Entretanto, este também é um momento de muitas dúvidas e autocobranças que são naturais em virtude da idade. Assim, é imperioso o acompanhamento de familiares e informações claras das instituições de ensino sobre os cursos para que façam a melhor escolha possível. Entre as várias etapas da vida do jovem, esta é das mais importantes, pois lhe oferece a oportunidade de decidir qual curso superior irá cursar e, por conseguinte, sua profissão. Dentre as inúmeras opções, a escolha de um curso se torna muito difícil, requerendo orientação para que se escolha a mais adequada às suas potencialidades e objetivos de vida. É a hora de analisar até onde a sua escolha e seus anseios combinam com a sua realidade e oportunidades. Para muitos jovens, após anos de preparação, é o passo mais importante de suas vidas: a escolha da profissão, porta natural para se chegar ao mercado de trabalho e obter seu sustento, assim como a realização de um sonho. Diante disso, a escolha do curso de graduação deve acontecer de forma consciente para que o adolescente venha alcançar sua realização profissional. O conhecimento das profissões, a compreensão da responsabilidade em seu meio e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho contribuirão para o desenvolvimento da personalidade destes jovens. São fatores a serem trabalhados no escopo de atender ao desenvolvimento de cada indivíduo e de sua identidade. Nesse contexto, as instituições públicas de ensino superior têm um papel social fundamental, sobretudo para aqueles que não têm condições socioeconômicas de pagar um curso de instituição privada ou até mesmo de se manter fora de casa. Ante do exposto e da necessidade dos estudantes de escolher a profissão que vão seguir, especialmente daqueles que, para além da vulnerabilidade econômica, são carentes de formação e informação, propõe-se a realização de um evento, denominado “1º Vem Ser UNIFAL-MG”, visando divulgar os cursos de graduação da Instituição, estimulando o jovem a buscar o ensino superior público, gratuito e de qualidade, considerando suas diversas potencialidades e habilidades. Com este evento, a UNIFAL-MG irá auxiliá-los, de maneira mais eficiente para que suas escolhas sejam mais conscientes, apresentando as principais características de cada curso/área, os avanços tecnológicos, bem como a sua infraestrutura e as oportunidades que oferece aos potenciais ingressantes.

Beneficiário
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas privadas e, especialmente públicas, e de cursos preparatórios do entorno das cidades em que a UNIFAL-MG se encontra, nas áreas de abrangência das Superintendências Regionais de Ensino no Estado das cidades de Varginha, Poços de Caldas e Pouso Alegre.