OFICINA DE CAPOEIRA GINGA LEGAL

Apresentação
O projeto “Oficina de Capoeira Ginga Legal” vem atuando desde 2012 no ambiente universitário, com o objetivo de incentivar, divulgar e resgatar a cultura e arte brasileira através da capoeira, com a colaboração do Mestre Reinaldo Primavera, promovendo a interação entre os estudantes da UNIFAL-MG e a comunidade alfenense. O método a ser aplicado é o da autêntica Capoeira Regional criada pelo lendário Mestre Bimba, enriquecido com novos golpes.

Objetivos
• Estimular trabalho em equipe; • Aprimorar o condicionamento físico; • Despertar interesse na cultura afro-brasileira; • Criar espírito solidário e cidadão em relação à cultura popular brasileira; • Conscientizar sobre as diversas manifestações culturais afro-brasileiras; • Incentivar a prática esportiva tanto para a comunidade quanto para os estudantes; • Teorizar a história da capoeira durante os encontros dos praticantes.

Justificativa
A capoeira é atualmente considerada uma das melhores possibilidades pedagógicas para se trabalhar a formação integral do ser humano, pois manifesta-se de diferentes formas, podendo ser vista como jogo, como dança e como luta. Ela assume características que não são isoladas, ou seja, atua em todas ao mesmo tempo, permitindo trabalhar com a música, o ritmo, a expressão corporal, a harmonia, as manifestações artísticas e culturais, enfim, é um leque de possibilidades. Nesse contexto, a capoeira é uma excelente ferramenta tanto para a atividade física quanto para promover a inclusão social e educação, através do tripé: movimento, arte e música, promovendo o bem-estar físico e mental dos participantes, além de criar um ambiente de harmonia, alegria e igualdade. Pois como afirma mestre Pastinha, “a Capoeira é para homem, menino e mulher”. Na verdade, para que o espaço seja de igualdade é preciso ser apenas capoeirista. A prática da capoeira como esporte é comprovadamente um instrumento eficaz para tornar o jovem em um cidadão, nesse sentido, projetam-se cidadãos bem-sucedidos, afastando-os das drogas e da marginalidade, sobretudo nas comunidades mais carentes. O projeto “Oficina de Capoeira Ginga Legal” vem servir de instrumento para a promoção da cultura afro-brasileira, através da capoeira e do maculelê, que são manifestações artísticas que envolvem música, dança, luta e brincadeira, e tem o intuito de socialização de seus praticantes. O projeto pretende também ampliar o número de crianças e adolescentes de baixa renda atendidos na cidade, através da divulgação das oficinas de capoeira.

Beneficiário
O público alvo são os alunos e servidores da Unifal e a comunidade Alfenense, principalmente adolescentes e crianças de baixa renda.