AGRICULTURA (URBANA) E MEIO AMBIENTE

Apresentação
O projeto de extensão `Agricultura (Urbana) e Meio Ambiente` tem como objetivo geral promover a ressignificação da relação entre o sujeito e o ambiente no qual está inserido, despertando sua consciência para o seu potencial como agente transformador dos espaços e suas relações. O projeto será desenvolvido em parceria com a Escola Estadual São Sebastião no município de Varginha. Esta parceria se iniciou em 2020 onde têm sido desenvolvidas atividades com os alunos dos anos iniciais e também com alunos de ensino médio no curso de Técnico em Agronegócio. Assim, no último ano o `Programa` desenvolveu atividades sobre a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos saudáveis, diversificados e também para fortalecimento da economia e o desenvolvimento social no meio rural. Nestes termos, o presente projeto visa dar continuidade às ações anteriormente apoiadas pela PROEC/UNIFAL-MG.

Objetivos
Promover a ressignificação da relação entre o sujeito e o ambiente no qual está inserido, a partir de práticas agroecológicas de produção de alimentos, utilizando a educação ambiental para despertar o potencial transformador dos espaços e a atuação dos sujeitos como promotores de ações sustentáveis (ambiental, social e economicamente). Especificamente, pretende-se: 1. Estimular a consciência crítica sobre o processo de produção e consumo de alimentos na sociedade moderna 2. Apresentar as possibilidades de produção de alimentos saudáveis (agroecologia, agricultura orgânica, etc.). 3. Sensibilizar sobre as questões agrárias no Brasil e compreensão do papel da agricultura familiar na oferta de alimentos e seus aspectos políticos.

Justificativa
Os modelos de urbanização e de produção econômica vigentes segregam a população do ambiente natural. Nesse sentido, as ações do projeto tornam-se importantes porque buscam resgatar uma convivência menos artificializada nos espaços transformados, transformar as relações nesses espaços, possibilitar ao ser/sujeito reconhecer-se parte do meio ambiente, despertar para a importância da diversidade e retomar uma relação mais harmônica para preservar a capacidade de resiliência do meio ambiente. A Universidade, como polo irradiador de conhecimento, pode atuar no sentido do desenvolvimento do saber ambiental tanto no seu próprio espaço como também na comunidade do seu entorno. O reconhecimento do ambiente (objetos e fluxos) no qual se insere o campus de Varginha é de grande importância não só para despertar para a necessidade de conscientização como também para resgatar o sentido e a relação do ser/sujeito com o meio natural. Esse duplo desafio (conscientização e ação prática) visa primordialmente a nos colocarmos como sujeito transformador da realidade e do espaço em prol da coletividade a partir de experiências vivenciais. Nesse contexto, agricultura urbana e periurbana (AUP) não trata apenas da produção comercial de alimentos, mas insere-se num movimento mundial para a transformação do espaço urbano pela sua diversidade social, ambiental e econômica. Por essa perspectiva, abre a oportunidade para que tenhamos uma percepção diferente da concepção urbanística moldada pelo concreto das cidades. Para Ribeiro, Bógus e Watanabe (2015), o desenvolvimento da AUP está diretamente ligado ao crescimento demográfico e econômico das cidades, contribuindo para a (re)configuração dos espaços urbanos através do uso do solo, das estruturas populacionais, das práticas sociais, entre outros fatores. Parece ser consensual para alguns estudiosos que a densidade populacional e seus desdobramentos têm contribuído para a expansão e diversificação desta atividade (Ferreira e Castilho, 2007). Diante disso, a AUP tem sido considerada uma das possibilidades de mitigar alguns dos tantos problemas das cidades, especialmente os relacionados à alimentação, saúde, meio ambiente e geração de renda. Assim, o presente Projeto de Extensão procura envolver a comunidade interna e externa em ações de educação ambiental (EA) tendo a AUP como elemento transversal de conhecimentos e conteúdos didáticos.

Beneficiário
As ações terão como beneficiários diretos os alunos da Escola São Sebastião, em especial os alunos do curso técnico em agronegócio. De forma complementar, há a possibilidade de suas famílias também serem beneficiadas, pois estarão diretamente envolvidas nas dinâmicas produzidas nas atividades.