OUVIR, CONTAR E ILUSTRAR HISTÓRIAS: MITOS

Apresentação
O projeto "Ouvir, contar e ilustrar histórias: mitos" abriga-se no curso de Bacharelado em Letras e é desenvolvido no âmbito da disciplina de Literatura Antiga II. A partir da articulação com a Licenciatura em Letras, o projeto concentrará suas ações na produção de material didático que possa ser utilizado por professores de educação básica. Para isso, ocorrerá a adaptação de mitos presentes em textos antigos gregos e latinos, como as "Metamorfoses", de Ovídio, de modo que se possa articular o conhecimento produzido em ambiente universitário com a realidade de uma demanda do ensino básico.

Objetivos
- fomentar o contato com um elemento cultural do Ocidente; - propiciar um espaço de diálogo e de troca de experiências entre docentes e discentes tanto do Bacharelado, como da Licenciatura, bem como das escolas públicas da região; - fomentar reflexões sobre a produção de material didático a partir de demandas específicas da realidade escolar de ensino básico; - promover a produção textual e sua leitura em diferentes contextos para diversos públicos; - fomentar a leitura literária por fruição.

Justificativa
Segundo os Planos de Curso do Currículo Referência para o Ensino Fundamental (Anos Finais) do Estado de Minas Gerais (2023), a partir do 6º ano, o discente deve ser capaz de ler e produzir de modo autônomo diversos gêneros textuais, entre os quais estão incluídos os mitos. Entretanto por diversos motivos, como o enfoque dos materiais didáticos no ensino gramatical, um dos objetivos de conhecimento - a fruição literária - acaba ficando em segundo plano. Assim, o projeto justifica-se pela observação dessa realidade nas escolas em que nossos discentes já atuam em diferentes contextos, a qual poderá ser trabalhada de modo direto a partir da articulação entre a observação e a prática dos licenciandos, o trabalho com habilidades específicas do universo do bacharelando, a experiência dos professores de educação básica e o retorno dos discentes destes. Com isso, espera-se produzir material didático que possa facilitar o atendimento às normativas do Estado quanto à leitura e produção textual.

Beneficiário
Acadêmicos de Letras, discentes e docentes de escolas públicas da região.