VIVA BEM COM UMA ESTOMIA

Apresentação
A estomia intestinal ou urinária implica na mudança do trânsito normal da eliminação de urina ou de fezes, altera a imagem corporal, a autoestima e impõe o uso de tecnologias assistivas, tais como equipamentos coletores. O acadêmico de Enfermagem deve adquirir habilidades e competências para intervenções e educação em saúde a essas pessoas e para o apoio aos familiares. O cuidado à pessoa com ferida constitui um desafio a ser enfrentado pela equipe multiprofissional de saúde e para a prática clínica do enfermeiro, pois a lesão afeta as várias dimensões do ser humano, quais sejam, física, psicológica, social e espiritual. Com este projeto espera-se: que a pessoa com estomia e/ou ferida desenvolva habilidades para o autocuidado; potencializar a responsabilização do cuidador familiar; que o acadêmico de enfermagem adquira habilidades e competências para realizar intervenções e educação em saúde à pessoa com estomia e/ou ferida; articulação ensino, pesquisa e extensão e formação do cidadão

Objetivos
Desenvolver ações de extensão que proporcionem ao acadêmico de enfermagem uma experiência autêntica da prática profissional. Contribuir para a aquisição de habilidades e competências do acadêmico de enfermagem para o estabelecimento de intervenções e para a educação da pessoa com estomia e/ou ferida; Propiciar a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão; Contribuir para a formação cidadã dos acadêmicos; Contribuir para a educação e apoio aos familiares na situação de adversidade. Desenvolver a capacitação da equipe para o cuidado da pessoa com estoma. Realizar intervenções e a educação da pessoa com estomia e/ou ferida com vistas ao autocuidado, reabilitação e qualidade de vida. Produzir conhecimento que tenha pertinência e relevância social, a partir da problematização de questões ligadas ao contexto da pessoa com estoma e/ou ferida que resulte em benefícios reais para a promoção do autocuidado, reabilitação e melhor qualidade de vida do cliente e o empoderamento do cuidador familiar; Produção de material educativo sobre a temática;Contribuir para a educação dos profissionais de saúde que lidam com a pessoa com estomia e/ou ferida e para o desenvolvimento do SUS.

Justificativa
Em estudos desenvolvidos pelos componentes deste projeto e pela nossa experiência enquanto docentes, atuando há mais de vinte anos neste projeto, junto à pessoa com estomia e/ou ferida detectamos lacunas entre a assistência prestada na atenção terciária e os cuidados no domicílio. Neste contexto, as ações deste projeto podem minimizar essas lacunas e contribuir para o autocuidado, reabilitação e melhor qualidade de vida dessas pessoas, uma vez que esta proposta visa ações para o acompanhamento domiciliar e a potencialização para o autocuidado. Destaca-se ainda que durante o desenvolvimento das ações deste Projeto os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver habilidades e competências para realizar intervenções e educação em saúde à essas pessoas. No Brasil o câncer é considerado um problema de saúde pública, sendo que o câncer do cólon e do reto é um dos mais incidentes, tanto em homens quanto em mulheres e o seu tratamento, em uma fase avançada, pode resultar na construção de uma estomia (INCA, 2019). As doenças inflamatórias intestinais, as perfurações por arma branca ou de fogo, os traumatismos contusos decorrentes de acidentes automobilísticos ou de violência interpessoal também podem ter como terapêutica a confecção de estomia (ROCHA, 2011). Concernente às feridas, de acordo com o tempo de duração podem se classificadas como agudas e crônicas. Essas possuem o tempo de cicatrização maior que o esperado, como é o caso das lesões por pressão, úlceras vasculares e úlceras neuropáticas (NEVES, CUNHA, BENITO, 2021). Diante da realidade apresentada, a universidade deve exercer o seu papel social e desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento da adversidade e para o desenvolvimento competências técnico procedimentais, éticas e humanísticas no acadêmico de Enfermagem, bem como, produzir conhecimento.

Beneficiário
O Projeto será desenvolvido por demanda espontânea para e com as pessoas com estomia e ou ferida residentes nos bairros urbanos do município de Alfenas mediante acompanhamento sistemático domiciliar, por uma equipe constituída por docentes, discentes da graduação e Pós-graduação da UNIFAL-MG.