DESCORTINANDO O BRINCAR NA TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA ON-LINE

Apresentação
A pandemia do coronavírus trouxe mudanças nos hábitos e nas rotinas de vida dos seres humanos, impactando negativamente na saúde mental. Portanto, sentimentos e emoções negativas como medo, desesperança, ansiedade, desamparo, solidão, tédio e depressão, são comuns no contexto da pandemia, o que podem emergir e acarretar na vivência de um sofrimento psíquico, caso não seja realizada nenhuma intervenção (BRASIL, 2020). Neste contexto, a Terapia Comunitária Integrativa On-line tem sido considerada um recursos terapêuticos, preventivos e de promoção da saúde que objetivam minimizar os impactos que a COVID-19 gera na saúde física e mental da população. Assim, é de extrema relevância partilhar e discutir as experiências exitosas do brincar durante o desenvolvimento das rodas de Terapia Comunitária Integrativa On-line desenvolvidas no contexto da pandemia para o cuidado integral do ser humano favorecendo o equilíbrio e a saúde mental. Essa atividade faz parte do projeto de extensão

Objetivos
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Justificativa
A TCI é uma intervenção de baixo custo que contribui para a construção de redes de apoio psicossocial (JATAÍ; SILVA, 2012), além de que tem um impacto positivo para a vida das pessoas que clamam por um espaço de acolhida, de valorização de experiências e de atenção, para atuar como peça-chave no processo de promoção da saúde mental e prevenção do adoecimento psíquico. As relações construídas na TCI permitem o apoio emocional, fortalecem vínculos, diminuem os casos de exclusão social, e contribui para a resiliência (ROCHA et al., 2013). Neste sentido, vislumbra-se a importante de discutir e refletir sobre a atividade do brincar durante as rodas de TCI On-line como estratégia terapêutica, contribuindo para o acolhimento dos participantes, entrosamento, fortalecimento de vínculos, diminuição da tensão, possibilidades de ressignificar os problemas e superar vivências de sofrimento.

Beneficiário
Terapeutas Comunitários e em processo de formação, docentes e técnicos administrados da Universidade Federal de Alfenas, estudantes universitários, profissionais de saúde e educação, e a comunidade em geral.