Apresentação
As doenças ocupacionais estão presentes em diversos ambientes laborais. No entanto, muitos trabalhadores não são informados dos riscos que correm durante o seu trabalho. Com isso, muitas vezes, a pessoa começa a desenvolver uma doença que poderia ser prevenida e/ou evitada, caso soubesse dos riscos a que está exposta em seu ambiente laboral.Em alguns casos, uma pequena lesão no punho pode significar a interrupção permanente daquela pessoa no trabalho, quando essa lesão não é diagnostica e tratada precocemente. Só que, diversos trabalhadores não sabem disso. Não são informados sobre as possíveis doenças que podem adquirir com a execução do trabalho. Além disso, as ações de educação em saúde do trabalhador ainda são ínfimas, por parte das políticas públicas direcionadas ao trabalhador.
Objetivos
Geral: Promover ações de educação em saúde do trabalhador com foco na identificação, tratamento e prevenção das doenças relacionadas ao trabalho para a comunidade de Alfenas e região. Específicos: Objetivos específicos • Criar e validar materiais informativos, como cartazes e folders de fácil compreensão, sobre as doenças ocupacionais, para serem distribuídos em diversos postos de trabalho e para a população em geral; • Elaborar e ministrar palestras didáticas e interativas a trabalhadores e população geral, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e instituições/empresas públicas e privadas em Alfenas e Região, visando favorecer o conhecimento da acerca das doenças ocupacionais, com foco na identificação, tratamento e prevenção; • Criar e divulgar um perfil do projeto nas redes sociais, como Instagram e Facebook, para facilitar o acesso dos trabalhadores e população geral às informações digitais atualizadas sobre as doenças ocupacionais, bem como divulgar resultados de pesquisas inovadoras sobre doenças ocupacionais, em formato digital e de fácil compreensão para a população.
Justificativa
As doenças ocupacionais estão presentes em diversos ambientes laborais. No entanto, muitos trabalhadores não são informados dos riscos que correm durante o seu trabalho. Com isso, muitas vezes, a pessoa começa a desenvolver uma doença que poderia ser prevenida e/ou evitada, caso soubesse dos riscos a que está exposta em seu ambiente laboral. Em alguns casos, uma pequena lesão no punho pode significar a interrupção permanente daquela pessoa no trabalho, quando essa lesão não é diagnostica e tratada precocemente. Só que, diversos trabalhadores não sabem disso. Não são informados sobre as possíveis doenças que podem adquirir com a execução do trabalho. Além disso, as ações de educação em saúde do trabalhador ainda são ínfimas, por parte das políticas públicas direcionadas ao trabalhador. Assim, pensando nos benefícios e no impacto social que as ações de educação em saúde do trabalhador com foco na identificação, tratamento e prevenção das doenças ocupacionais pode trazer para os trabalhadores e também para a população em geral, percebe-se a importante de desenvolver esse projeto de caráter extensionista. Visto que, a promoção da saúde dos trabalhadores tratar-se de algo de ampla necessidade, com caráter de Saúde Pública. Desta forma, justifica-se a necessidade de execução da proposta desse projeto, que é de promover diversas ações de educação em saúde do trabalhador para educar trabalhadores e a população sobre as doenças relacionadas ao trabalho, visando proporcionar maior qualidade de vida e saúde no trabalho, bem como saber identificar uma doença, obter um tratamento precoce e se prevenir das doenças ocupacionais mais comuns no seu trabalho.
Beneficiário
As ações de educação em saúde do trabalhador podem proporcionar maior qualidade de vida e saúde no trabalho, bem como saber identificar uma doença, obter um tratamento precoce e se prevenir das doenças ocupacionais mais comuns no seu trabalho.