COACHING: O PODER DA MOTIVAÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Apresentação
O ingresso à universidade inicia, na vida do estudante universitário, um processo de adaptação a novos hábitos e rotinas, em face aos desafios diários da vida acadêmica e da futura profissão, que pode provocar mudanças que acarretam transtornos à sua vida pessoal e universitária (MONTEIRO; AVARES; PEREIRA, 2007; PRADO; KUREBAYASHI; SILVA, 2012). Considera-se que os jovens, nos dias atuais, não estão suficientemente competentes psicoemocionalmente para os enfrentamentos dos desafios e pressões impostos pela vida social, acadêmica, familiar, influenciados pela cultura globalizada (PAIVA; RODRIGUES, 2008). Por conseguinte, a universidade é considerada cenário oportuno para a realização de ações voltadas para a promoção da saúde aos estudantes universitários, para fortalecer as competências psicossociais, conforme preconiza o Modelo de Habilidades de Vida, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), WHO (1997), para o enfrentamento de dificuldades durante a vida acadêmica.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Dentre as 10 competências psico-emocionais, a relação interpessoal é fundamental para o processo de comunicação ser efetivo entre as pessoas, principalmente, entre os acadêmicos de cursos de graduação que estão em processo de formação para cuidarem de outras pessoas.

Beneficiário
O benefício desta aprendizagem é tanto para o próprio acadêmico instrumentalizar-se para a sua vida pessoal, com também, para instrumentalizar-se para melhor se relacionar com o outro, seja colegas, professores, profissionais da equipe, administradores, gestores, paciente, família, comunidade.