MAPBIOMAS: CONHECENDO A COBERTURA E USO DO SOLO NO BRASIL

Apresentação
O mapeamento da cobertura e uso do solo para o território brasileiro é um desafio em diversas vertentes, seja operacional, técnico-científica ou orçamentária. Entretanto, para um recorte territorial com mais de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados, tal tarefa configura-se de uma envergadura excepcional. Neste sentido, com o objetivo de mapear anualmente a cobertura e uso do solo no Brasil, a cooperação MapBiomas foi criada em 2015. Formada por instituições de ensino e pesquisa, ONGs dentre outras, o MapBiomas vem com êxito conseguindo dar retorno ao objetivo de mapear o Brasil com resolução de 30m, revolucionando o mapeamento para esta finalidade, com o processamento em nuvem. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro) oferece à comunidade universitária da UNIFAL, bem como demais interessados, a oportunidade de conhecer as metodologias empregadas e seus diversos produtos.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Os processamentos de imagens orbitais para a elaboração de mapeamentos de cobertura e uso do solo têm se debruçado, ao longo das últimas décadas, em rotinas stand-alone, ou seja, o fotointérprete realiza o download da imagem e a processa em um software e computador, localizado fisicamente em algum local. Com o avanço das tecnologias de processamento em nuvem, ocorreu a otimização em diversas fases do processamento digital de imagens, inclusive a não necessidade de ter hardware robusto para tais tarefas. Aliado a isto, a empresa Google desenvolveu uma plataforma em nuvem e gratuita, conhecida como Google Earth Engine, com acesso a toda a comunidade interessada neste tipo de produto cartográfico. A cooperação MapBiomas desenvolve seus produtos baseados neste tipo de computação, visto que, há disponíveis diversas coleções de imagens de satélite nesta plataforma. Neste sentido, o Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro) oferece à comunidade universitária da UNIFAL, bem como demais interessados, a oportunidade de conhecer as metodologias empregadas e seus diversos produtos, que trás um procedimento inovador em escala global.

Beneficiário
O público-alvo são docentes e discentes dos cursos de graduação em Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental (campus Poços de Caldas), bem como docentes e discentes dos programas de pós-graduação em Geografia (Mestrado), Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado) e Eng. Ambiental (Mestrado).