ANÁLISES CLÍNICAS APLICADAS

Apresentação
Projetos de extensão têm por objetivo estabelecer conexões entre a comunidade e a Universidade. Seguindo esse pressuposto, o presente projeto irá conectar as Análises Clínicas a diferentes grupos externos à Universidade. A cidade de Alfenas, bem como todo o nosso país, possui crescentes índices de problemas crônicos de saúde (como diabetes e hipercolesterolemia) e também apresenta casos de condições preocupantes de saúde (como anemias ou parasitoses por exemplo). Todas essas situações podem ter repercussões econômicas significativas, mas muitas são potencialmente evitáveis. Por este motivo, grande atenção tem sido dispensada à realização de exames laboratoriais para monitoramento da saúde do paciente. Sendo assim, este projeto tem como objetivo promover a conscientização da comunidade em relação aos fatores de risco, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e tratamento de problemas crônicos ou pontuais de saúde, sempre amparado pelas Análises Clínicas.

Objetivos
(1) Realizar exames laboratoriais em pacientes (hemograma, glicemia, perfil lipídico, exame parasitológico de fezes) (2) Orientar os indivíduos com resultados laboratoriais alterados quanto aos cuidados necessários e orientá-los quanto à procura de uma Unidade Básica de Saúde localizada na área de abrangência de sua residência. (3) Esclarecer a população alvo (através de palestras) quanto aos fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e controle de doenças crônicas ou pontuais, visando a conscientização quanto à importância da adoção de um estilo saudável (4) Participar de ações, eventos, feiras levando esclarecimentos sobre as Análises Clínicas.

Justificativa
O presente projeto de extensão é uma forma de estreitar a relação entre a comunidade e as análises clínicas, disseminando conhecimento acerca da realização dos exames laboratoriais e das condições de saúde. O hemograma é o exame que analisa as células do sangue, fornecendo a contagem total de hemácias, leucócitos e plaquetas, além de fornecer a contagem diferencial dos leucócitos e diversos índices. Esse exame é um dos mais solicitados na rotina clínica, fazendo parte tanto dos exames de triagem, quanto da lista de exames indispensáveis para o diagnóstico de diversas doenças. Além disso, testes de glicemia permitem avaliar níveis de glicose sérica, sendo possível a detecção e o monitoramento de casos de diabetes. Ademais, sabe-se que o diagnóstico precoce do diabetes associada à adoção de medidas terapêuticas relativamente simples e de baixo custo permitem um controle mais adequado da doença e evitam ou retardam o aparecimento das complicações crônicas. De forma similar, a análise do perfil lipídico do paciente é outra abordagem das Análises Clínicas que pode auxiliar na detecção precoce e no monitoramento de condições de saúde potencialmente graves, que possuem impacto social tanto pela morbidade com também pela mortalidade. Além dessas análises, o exame parasitológico de fezes fornece um panorama da saúde intestinal do paciente, podendo diagnosticar diferentes parasitos que podem causar desde quadros de leve dor abdominal até quadros de diarreia grave com desidratação e óbito. Diante desse cenário, o projeto “Análises Clínicas aplicadas”, que está inserido dentro do Programa “Ação e Análises Clínicas”, vem contribuir com a disseminação da importância das Análises Clínicas, realizando análises laboratoriais, detectando alterações nessas análises e orientando o paciente a como proceder para o diagnóstico e tratamento de potenciais problemas de saúde.

Beneficiário
Comunidade externa (pacientes, prescritores e profissionais de saúde) e estagiários de Análises Clínicas do LACEN-UNIFAL-MG