MINERANDO CONHECIMENTOS

Apresentação
As atividades mineradoras impactam as cidades onde estão inseridas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico. Os empreendimentos promovem, por exemplo, geração de renda e empregos (diretos e indiretos) e, consequentemente, melhores condições de vida para a população. Apesar do retorno financeiro, a mineração ainda é pouco conhecida e vista de forma equivocada pela comunidade, sendo colocada, muitas das vezes, como vilã do meio ambiente. Nesse sentido, existe a necessidade de desmitificar a atividade e aproximá-la da população, principalmente em um polo minerador como Poços de Caldas. Alguns autores (Avelar et al. (2015), Loures et al. (2016), Coelho et al. (2017) e Cordeiro et al. (2019)) relatam experiências positivas fruto do desenvolvimento de atividades pedagógicas envolvendo o setor mineral junto às escolas. Este projeto, portanto, baseia-se na introdução de práticas de processamento mineral a jovens estudantes, visando a interação do setor com a comunidade.

Objetivos
O objetivo geral deste projeto é desmitificar a atividade mineradora e aproximá-la da população, por meio do desenvolvimento de práticas de processamento mineral junto a estudantes do ensino fundamental e médio de Poços de Caldas. Para isso, tem-se os seguintes objetivos específicos: 1- Elaborar atividades pedagógicas com base nas faixas etárias dos estudantes, visando mostrar a importância de mineração; 2- Preparar experimentos que possam ser levados até às escolas com parcerias firmadas (por exemplo, separação magnética e sedimentação de partículas); 3- Levar, periodicamente (bimestralmente), estes experimentos até às escolas; 4- Preparar experimentos no Laboratório de Engenharias da UNIFAL-MG para que os alunos visitem (por exemplo, britagem e moagem); 5- Elaborar materiais para a divulgação das atividades desenvolvidas no site "Seja um Engenheiro de Minas" (projeto componente deste programa).

Justificativa
Apesar do retorno social e econômico da mineração, a atividade ainda se apresenta distante da realidade da comunidade. Muitas das vezes, o setor mineral é visto apenas como um grande vilão degradador do meio ambiente e da sociedade. Nesse sentido, existe a necessidade de desmitificar a atividade e aproximá-la da população, mostrando sua relevância. Esta necessidade é ainda maior tratando-se de polos mineradores, como Poços de Caldas.

Beneficiário
Os beneficiários serão alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Poços de Caldas. As escolas ainda serão selecionadas, contatadas e um termo de parceria será firmado.