PET INDICA: CONHECIMENTOS EM SEMIOTÉCNICA

Apresentação
PET INDICA é uma proposta de extensão com foco em semiotecnica de enfermagem, afim de oferecer dicas e informações atualizadas a respeito das diferentes técnicas de enfermagem para profissionais da área, estudantes e o público interessado na temática, por meio de boletins informativos divulgados nas redes sociais e eventos (palestras e cursos) presenciais e remotos. O projeto é uma resposta à crescente demanda por informações atualizadas, reconhecendo a importância desse conhecimento e a necessidade de preencher essa lacuna de forma inovadora e acessível, enriquecendo o ensino-aprendizagem e facilitando a troca de experiências práticas, adaptando-se às necessidades da comunidade de enfermagem. A atualização do conhecimento a respeito da prática de enfermagem desempenha um papel crucial na prestação de cuidados de qualidade.

Objetivos
Disseminar conhecimento sobre semitécnica de enfermagem para profissionais e estudantes da área e população externa à universidade, com vistas a transformar o imaginário popular a respeito da enfermagem enquanto profissão e ciência. Promover o reconhecimento da enfermagem; estimular o conhecimentos teórico-prático; propiciar a partilha de informações, de experiência e de conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa; fortalecer o trabalho em equipe: capacidade de liderança, comunicação, espírito cooperativo, autonomia e responsabilidade; proporcionar o contato dos estudantes e/ou internautas com profissionais/assuntos da área de enfermagem; estabelecer uma relação autônoma e crítica do aluno e internauta com a sociedade. Oferecer aos PETianos acesso às ferramentas tecnológicas e de comunicação disponíveis na universidade; promover o desenvolvimento de competência de comunicação oral e escrita e de novas experiências de interação acadêmica e cidadã; realizar ações presenciais de educação em enfermagem na cidade de Alfenas e/ou online.

Justificativa
O enfermeiro, membro da equipe interdisciplinar, desenvolve atribuições meritórias de destaque nas ações que influenciam os determinantes da saúde-doença da população, uma vez que sua atuação inclui o desenvolvimento de atividades educativas para a promoção de saúde, seja com todas as pessoas da comunidade, individualmente ou em grupo (BRASIL, 2014). Apesar disso, observa-se, ainda nos dias de hoje, preceitos sociais circundando a enfermagem enquanto profissão, enxergando-a enquanto processos de caridade e subjugando suas bases teóricas e científicas de atuação (TEIXEIRA et al., 2021). Dessa forma, nota-se a relevância de educar a população como um todo a respeito da enfermagem enquanto ciência e profissão. Assim, a troca de experiência entre enfermeiros, graduandos em enfermagem e sociedade irá promover o efeito multiplicador do conhecimento, favorecendo o processo de ensino aprendizagem e a ampliação das discussões acerca da prática do enfermeiro. A internet tornou-se parte integrante do sistema de ensino e, especialmente, do processo de comunicação. Dia a dia cresce o número de serviços, informações e facilidades disponíveis online, o que torna as redes sociais e os serviços de comunicação por vídeo importantes ferramentas para a construção de ações educativas e a disseminação das áreas de atuação da profissão de enfermagem. A proposta contará com o desenvolvimento de palestras e publicações com a indicação de áreas de atuação da enfermagem, como as diversas opções de cursos de pós-graduação, mestrado, doutorado e residência; além de abordar aspectos relacionados ao mercado de trabalho, salário, atuação e locais de referência. A divulgação contará com as mídias digitais do grupo PET. A ação é uma estratégia pedagógica que possibilita ampliar o conhecimento acerca de assuntos relacionados à área de atuação, além de proporcionar dinamicidade no processo de aprendizagem acadêmica e social. Aa atualização do conhecimento em práticas de enfermagem é fundamental para garantir a entrega de cuidados de qualidade, a segurança do paciente e o contínuo avanço da profissão em um ambiente de saúde em constante mudança.

Beneficiário
Estudantes e profissionais em enfermagem e população externa à universidade interessados nos fenômenos abordados na proposta.