COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentação
Nos últimos anos o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, desempenha um importante papel no Ensino Superior. Em relação à Educação Ambiental, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação representam indispensáveis ferramentas para práticas de conscientização ecológica, uma vez que um grande e diverso público frequenta as redes sociais. Nesse sentido, a Unidade Curricular "Educação Ambiental", que será ministrada no primeiro semestre de 2024, traz como competência "Formular e criar soluções/questões de Engenharia, analisando e compreendendo as demandas do usuário, da sociedade e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos, utilizando soluções criativas e técnicas adequadas da Engenharia", de acordo com o Programa de Ensino aprovado pelo colegiado de curso de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG, Campus de Poços de Caldas, com um proposta de criação de conteúdos digitais em Educação Ambiental com foco nas redes sociais.

Objetivos
Buscar demandas locais na comunidade para desenvolver conteúdo de Educação Ambiental como práticas de divulgação e comunicação de conservação do meio ambiente.

Justificativa
O projeto pretende contribuir com a formação dos discentes de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, sendo parte da atividade avaliativa. O projeto contempla a busca de demandas locais e individuais de cada ambiente da escolha dos discentes, a pesquisa de conteúdos de Educação Ambiental vinculadas ao problema ambiental observado e a produção de material técnico didático, em formato digital, para publicação em redes sociais.

Beneficiário
Discentes da Disciplina de Educação Ambiental do ICT, desenvolvida no primeiro período do ano de 2024 e comunidade em geral.