NOÇÕES DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

Apresentação
O curso "Noções de Matemática Elementar" visa proporcionar à comunidade acadêmica a oportunidade de revisar os tópicos elementares de matemática vistos no Ensino Fundamental e Médio. Trata-se, para os acadêmicos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), de uma oportunidade ímpar para rever conteúdos importantes (e necessários) para ter bom aproveitamento nas disciplinas da "área das exatas", presentes no currículo do BICE. Os tópicos abordados no curso serão expressões algébricas, resolução de equações e inequações, conjuntos numéricos e noções de trigonometria.

Objetivos
Revisar/estudar expressões algébricas; resolver equações e inequações; e noções de trigonometria.

Justificativa
Este curso contempla os itens de uma ementa de pré-cálculo. Assim, tem-se que a escolha dos tópicos foi realizada com base no relato dos docentes das disciplinas de Matemática I, II e III que observaram que são estes conceitos mais elementares de matemática que geram grande parte dos erros nas disciplinas de Matemática. Adicionalmente, observa-se que os alunos com dificuldades em matemática básica tendem a desmotivar-se mais facilmente, além de mostrarem-se mais incrédulos sobre a possibilidade de ser aprovado nestas disciplinas.

Beneficiário
Comunidade interna e externa à UNIFAL-MG. Acredita-se, no entanto, que o público maior seja formado pelos discentes dos cursos de graduação vinculados ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), em especial, os alunos do BICE (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia).