PREVENÇÃO DOS DANOS DO TABAGISMO PARA A MULHER E A CRIANÇA

Apresentação
É consenso que o tabagismo tem diversos efeitos nocivos para a saúde humana e vários estudos mostram os efeitos do tabagismo no aleitamento materno (MELLO, PINTO e BOTELHO, 2001). Discussões sugerem que a amamentação deve ser mantida e estimulada em mulheres fumantes, já que o benefício seria maior do que o risco. Ressalta-se que a amamentação prolongada está relacionada a menores índices de morbidade e mortalidade nas crianças. As mulheres fumantes abandonam precocemente a amamentação, mas seus filhos continuam sendo expostos ao fumo passivo em uma fase crítica de desenvolvimento (DOREA, 2007). Segundo o Ministério da Saúde (2009), o profissional deve alertar sobre os possíveis efeitos negativos do cigarro para o desenvolvimento da criança e para a produção e a ejeção do leite. As mulheres devem ser apoiadas na cessação do tabagismo e as que não conseguirem parar de fumar devem receber orientações para que reduzam os efeitos do cigarro para a lactente.

Objetivos
Orientar, incentivar, apoiar e aconselhar o aleitamento materno; Avaliar o grau de dependência das puérperas à nicotina; Correlacionar a concentração plasmática de nicotina e cotinina nas mães com a concentração no leite materno; Comparar parâmetros como peso, comprimento, perímetro cefálico e exame físico geral, além da ocorrência e frequência de infecções e outras doenças e necessidade de uso de medicamentos em crianças de mães não fumantes e fumantes e em aleitamento materno exclusivo, aleitamento misto ou aleitamento artificial. Comparar o desenvolvimento pessoal social, motor fino, de linguagem e motor grosseiro das crianças de mães não fumantes e fumantes e em aleitamento materno exclusivo, aleitamento misto ou aleitamento artificial.

Justificativa
Discussões recentes sugerem que o aleitamento materno deve ser mantido e estimulado em mulheres fumantes, uma vez que o benefício do aleitamento supera o risco da exposição de substâncias derivadas do tabaco no leite materno, sendo importante considerar que mesmo sem o aleitamento materno, a criança continua exposta ao fumo passivo.

Beneficiário
Gestantes, puérperas e bebê residentes na zona urbana de Alfenas.