SEMANA DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Apresentação
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com as Instituições de Ensino Superior e Institutos de Pesquisa, e visa a divulgação e socialização de ações científicas e/ou tecnológicas à sociedade menos especializada. Trata-se de um evento que ocorrerá entre no dias 23 de outubro de 2019, contendo atividades em áreas de grande circulação de pessoas, na unidade acadêmica do campus central da UNIFAL-MG em Alfenas. Neste ano, o tema da Semana será “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o que permite estabelecer, por meio de ações educativas, um diálogo direto com a população, visando não só a divulgação, mas também o debate acerca da importância e dos usos sociais da Ciência e das Tecnologias para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Considerando a hegemonia atual do neoliberalismo e suas contradições sociais geradas por ações (políticas, sociais, econômicas e culturais) que buscam privilegiar, cada vez mais, os interesses privados e particulares em detrimento do público é urgente e necessária a constituição de novos mecanismos de regulação pública como forma de garantia dos Direitos Humanos Fundamentais, o que já é previsto pela Constituição Federal de 1988 ao prever modelos descentralizados de monitoramento, avaliação e proposição das políticas públicas. Por isso, vale destacar os espaços de acompanhamento/construção de políticas e demais ações que tenham efetiva participação da sociedade civil. Isso contribui certamente para a constituição de modelos de engajamento e governança com características de “bottom up” (de baixo para cima), ou seja, a população se coloca como propositiva nas definições das ações do poder público, não sendo apenas “receptora” delas. É nessa perspectiva que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Sul de Minas Gerais ganha relevância, na medida em que ela é uma oportunidade das Instituições de Ensino Superior Públicas demonstrarem à sociedade sua produção científica e tecnológica. Afinal, trata-se de um evento a partir do qual os muros entre Universidade e Comunidade podem ser superados, pois significa uma efetiva apropriação pela sociedade de todo o conhecimento produzido pela Universidade. Em outras palavras, representa tanto um momento de conhecimento e divulgação da ciência produzida, em diálogo com a sociedade, como um espaço de demonstração das possibilidades e usos sociais das tecnologias geradas pelas Instituição de Ensino e Pesquisa. O evento justifica-se, portanto, como mais uma oportunidade da UNIFAL-MG apresentar e discutir com a sociedade suas atividades e projetos de pesquisa, ensino e extensão, bem como demonstrar concretamente de que forma eles podem contribuir para a redução das desigualdades no Sul de Minas Gerais, articulando sujeitos sociais e agentes políticos e instituições públicas na defesa dos direitos e na promoção da igualdade social.

Beneficiário
População em geral, professores, estudantes, agricultores, movimentos sociais, coletivos feministas, de gays, lésbicas e transgênero, bem como organizações da sociedade civil.