NEEVS - KIDS

Apresentação
A proposta do Núcleo de Estudos do Estilo de Vida Saudável (NEEVS), direcionado às crianças e adolescentes, é estimular os estudos sobre a influência do estilo de vida na origem e/ou manutenção de doenças crônicas e como a adoção de medidas não farmacológicas podem ser benéficas na manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas. Atividades lúdicas sobre a alimentação adequada, com ênfase no vegetarianismo, uso correto da água e uso de hidroterapia, exercícios físicos, descanso, equilíbrio mental e emocional, luz solar e ar puro, bem como evitar o uso de substâncias psicoativas são medidas não farmacológicas importantes para a promoção da saúde física, mental e emocional.

Objetivos
- Trazer às crianças e adolescentes participantes do Clube dos Aventureiros e Desbravadores, respectivamente, palestras sobre a influência do estilo de vida no surgimento/manutenção de DCNT; - Realizar levantamentos sobre hábitos de estilo de vida com os responsáveis (pais ou cuidadores). - Realizar palestras direcionadas aos responsáveis diante dos hábitos identificados como nocivos ou geradores de DCNT. - Criar vídeos no Youtube, baseados no projeto NEEVS, mas direcionados ao público infanto-juvenil, os videos serão alocados no canal denominado NEEVS KIDS.

Justificativa
O estilo de vida ocidental, permeado pela globalização e pelo capitalismo, tem trazido alguns hábitos nocivos que culminaram no aumento de várias doenças. Dentre os principais hábitos que podem ser modificados ao buscar uma melhoria na qualidade de vida podemos destacar o sedentarismo, o tabagismo, o uso de substâncias psicoativas, alimentação essencialmente a base de produtos industrializados (processados e ultraprocessados) e estresse. O corpo humano é uma estrutura complexa e com enorme capacidade de renovação, substituindo constantemente suas células e componentes químicos; dotado de uma incrível capacidade de recuperação e tendência a manutenção da vida (Roger, 2014). Desta forma, a adoção de hábitos saudáveis pode não apenas prevenir como auxiliar na recuperação dos danos ocasionados pelo surgimento das doenças crônicas. Em consonância com os princípios de da Organização Mundial de Saúde contribuir para a manutenção do bem estar, tratar, diagnosticar e prevenir doenças, ou seja ser um conjunto de práticas de atenção a saúde através da alimentação, exercício físico, equilíbrio emocional, um maior contato com a natureza, proporcionando a renovação das energias do organismo com grande impacto no tratamento clínico. Os hábitos formados na infância podem acompanhar toda uma vida, assim, o fornecimento de informações sobre a medicina preventiva pode contribuir para uma melhor qualidade de vida para as crianças, adolescentes e familiares.

Beneficiário
Crianças, adolescentes e responsáveis participantes dos Clubes de Aventureiros e Desbravadores, participantes do Programa Construindo Cidadãos.