GESTÃO DE RISCOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: MODELO FORRISCO

Apresentação
O projeto “ForRisco - Gestão de Riscos nas Universidades Federais: elaboração de modelo de referência e implantação de sistema” tem a intenção de promover e motivar as melhores práticas de gerenciamento de riscos nas organizações, especialmente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Para esta Capacitação on-line, etapa prevista pelo projeto, foram produzidas videoaulas com o objetivo de disseminar, ainda mais, os conceitos e etapas da gestão de riscos proposta pela metodologia ForRisco para organizações do setor público e desenvolvida uma apostila disponível no site. O curso, associado às videoaulas, com questões de avaliação à cada módulo, pretende possibilitar a certificação de Tutores de Gestão de Riscos nas IFES. A certificação será realizada após a realização da Capacitação, por meio das videoaulas, e das questões respondidas na avaliação. Os interessados em realizar o curso, deverão acessar o CAEX da UNIFAL-MG para realizar a inscrição e o treinamento.

Objetivos
Garantir um estudo aprofundado sobre ferramentas e metodologias de gestão de riscos. Apresentar a legislação sobre gestão de riscos pertinente no Brasil. Difundir a metodologia e o sistema de software ForRisco nas IFES. Gerar embasamento teórico-prático para o desenvolvimento da política e implantação da gestão de riscos no nível institucional.

Justificativa
A partir da Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1/2016 – IN, publicada no Diário Oficial da União em 11.5.2016, tem sido demandado dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, uma série de medidas para a sistematização de práticas relacionadas à governança e gestão de riscos. Neste sentido foi desenvolvido o Projeto ForRisco, para atender às demandas da gestão de riscos nas Instituições Federais de Ensino Superior. O projeto visa suportar gestores e colaboradores dessas instituições no ciclo de identificação, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos. Desse modo, a entrega do livro, sistema de software e capacitação ForRisco tornam-se instrumentos importantes para os órgãos que integram à Administração Pública, por permitir maior controle e acompanhamentos sistêmicos, e contribuir para a gestão e melhoria organizacional, além de cumprir uma obrigatoriedade prevista na legislação.

Beneficiário
Gestores e colaboradores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Assim, o curso busca capacitar servidores públicos das IFES envolvidos na implementação da gestão de riscos nas suas respectivas Instituições.