MONITORAMENTO DA GLICEMIA NA PREVENÇÃO DO DIABETES MELLITUS

Apresentação
A análise da carga de doenças no Brasil aponta para uma situação social de condições crônicas com repercussões econômicas significativas para o país, mas com uma carga potencialmente evitável. Por este motivo, a Atenção Primária à Saúde tem sido orientada para a atenção às condições crônica. Entre estas, grande atenção tem sido dispensada ao diabetes mellitus, uma doença que pode levar a sérias complicações e cuja prevalência vem aumentando progressivamente nos últimos anos. sendo assim, este projeto tem como objetivo promover a conscientização de trabalhadores rurais em relação aos fatores de risco, importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e tratamento do diabetes mellitus e determinar a glicemia dos participantes, orientando os indivíduos com níveis glicêmicos alterados quanto aos cuidados necessários para o seu controle. Espera-se contribuir para prevenção do diabetes mellitus assim como para o seu diagnóstico precoce, evitando o aparecimento de suas complicações

Objetivos
Esclarecer a população alvo quanto aos fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção e controle do diabetes mellitus, visando uma conscientização de adolescentes, jovens e adultos, quanto à importância da adoção de um estilo de vida capaz de prevenir esta doença, -Determinar a glicemia na população alvo com vistas ao diagnóstico do diabetes mellitus e identificar indivíduos com glicemia e ou HbA1C alteradas (pré-diabetes), - Orientar os indivíduos com resultados laboratoriais alterados quanto aos cuidados necessários para o controle glicêmico e orientá-los quanto à procura de uma Unidade Básica de Saúde localizada na área de abrangência de sua residência.

Justificativa
O diabetes mellitus é considerado como uma doença de forte impacto social tanto pela morbidade com também pela mortalidade. Estudos realizados no Brasil têm relatado que a prevalência do diabetes mellitus na população urbana de 30 à 69 anos de idade se situa m cerca de 7,6% . Entretanto, estudos recentes indicam a probabilidade de um aumento na prevalência do diabetes mellitus nos países em desenvolvimento. Esse aumento é significativo, pois o diabetes se associa a grandes cargas econômicas e sociais, tanto para o indivíduo como para a sociedade. Por outro lado, o diagnóstico precoce do diabetes com adoção de medidas terapêuticas relativamente simples e de baixo custo, permitem um controle mais adequado da doença e evitam ou retardam o aparecimento das complicações crônicas. Sendo assim, a implantação de projetos que ofereçam assistência à comunidade pode contribuir para prevenção primária do diabetes e devem ser considerados de suma importância para a saúde pública.

Beneficiário
Trabalhadores rurais filiados à COOPFAM e seus familiares