DESCOLONIZANDO O IMAGINÁRIO, OUTROS MUNDOS POSSÍVEIS

Apresentação
Evento organizado no âmbito da disciplina Desenvolvimento, Sociedade e Sustentabilidade do mestrado interdisciplinar em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), campus Varginha. O ciclo é composto por 2 painéis temáticos, cada um com dois convidados(as): 1- Painel Humanidades possíveis | 17/03 | 14h - Self ecológico, Prof. Marco Aurélio Bilibio (Instituto Brasileiro de Ecopsicologia - IBE); 16h - Introdução à ética ambiental, Prof. Daniel Braga Lourenço (UFRJ); 2- Painel Inovação social e culturas regenerativas | 24/03 | 14h - Finanças do bem, Leonardo Letelier (SITAWI); 16h - Sociedade do bem viver, Thiago Ávila (Bem vivendo).

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
É amplamente conhecido que a humanidade enfrenta uma crise sem precedentes de proporções globais que ameaça a nossa viabilidade e a sustentabilidade futura do planeta. Em muitas partes do planeta, estamos sofrendo as consequências do uso dos recursos naturais a uma taxa muito maior do que eles podem ser renovados. A produção de muitos recursos biológicos e físicos essenciais já atingiu o pico. Florestas, pescas e recifes de coral estão danificados e desaparecendo, os solos estão empobrecidos pelo excesso de cultivo e do uso de produtos químicos; a diversidade está reduzida pela manipulação genética. As reservas de água doce estão diminuindo e hoje mais da metade da população do mundo enfrenta escassez de água. Ademais, as alterações climáticas ameaçam a segurança e a possibilidade da produção de alimentos e habitação em grande parte do planeta. Nos dias de hoje, a mudança nos padrões climáticos está criando secas, tempestades devastadoras, quebras de safra generalizadas e elevação dos níveis dos mares que inundam cidades costeiras e terras. E agora, surgindo no horizonte, está o "pico do petróleo", com seus consequentes ajustes e renovações, incluindo a possibilidade de um conflito sobre o acesso às reservas restantes de energia fóssil, e a possibilidade de vivermos ciclos de pandemias causados pelo tensionamento da relação homem-natureza. Todos estes problemas estão hoje bem documentados; a conscientização sobre seu alcance e complexidade, no entanto, representa apenas a metade de qualquer projeto educativo atual. A outra metade é adquirir as habilidades práticas, analíticas e a profundidade filosófica para refazer a presença humana no mundo. Sem treinamento adequado, podemos não ser capazes de lidar, a tempo, com as complexas, entrelaçadas e transdisciplinares questões envolvidas no redesenho do nosso estilo de vida e na transição de nossas comunidades e sociedades para um formato sustentável e regenerativo. Este contexto gera uma demanda por espaços de informação e discussão que incluam não somente a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade. Existem caminhos alternativos viáveis à forma como nossa sociedade está organizada, que poderiam nos ajudar a desviar as tendências que nos direcionam à crise e preparar o caminho para uma civilização sustentável, pacífica e justa. Portanto, este evento gratuito de extensão atua justamente nesse espaço de possibilidades que emerge junto às crises contemporâneas e tem como objetivo oferecer um primeiro contato com outras visões, conteúdos teóricos e habilidades necessárias:(1) para enfrentar velhos e novos problemas globais relativos à sobrevivência humana e (2) para promover bem-estar econômico, justiça social e equilíbrio ambiental.

Beneficiário
Indivíduos, em geral, interessados em sustentabilidade e design sustentável que desejam se tornar agentes de mudança social e criativos culturais.