EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PARA PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

Apresentação
Para uma atuação eficaz na promoção da saúde é preciso ações de transformação da realidade. Nada melhor do que iniciar com o embrião da sociedade – as crianças, colocando-as como protagonistas na propagação de atitudes e comportamentos saudáveis, levando a informação para seus núcleos familiares e vida futura. Esta proposta tem como objetivo introduzir em escolas de ensino fundamental o conhecimento sobre o Uso Racional de Medicamentos. Os discentes participantes irão elaborar um material educativo lúdico, de acordo com suas aptidões, em parceria com a equipe pedagógica da escola, e não somente transmitir o conteúdo às crianças, mas promover sua participação ativa para consolidação do aprendizado por meio da elaboração de uma história em quadrinhos.

Objetivos
Desenvolver atividades educativas voltadas para crianças em ambiente escolar sobre o uso racional de medicamentos, contribuindo para a conscientização sobre o tema e formando multiplicadores.

Justificativa
Farmacêuticos e demais profissionais de saúde têm um papel fundamental na devida orientação à população acerca do uso de apropriado de medicamentos. A importância de ações educativas, para além da prescrição e dispensação do medicamento, contribuem sobremaneira para a promoção do uso racional de medicamentos. As crianças, além de serem futuros usuários, são instrumento de transformação de hábitos na família e na sociedade, uma vez que também possuem capacidade crítica e reflexiva. A escola constitui palco para a construção de cenários educativos em saúde, sendo a propulsora da integração dos saberes populares e científicos (ALVES et al, 2022).

Beneficiário
Escolares e equipe pedagógica. Alunos de graduação.