PLANTAS MEDICINAIS: FOLHAS QUE CURAM

Apresentação
O presente projeto visa dar continuidade as ações de saúde e do uso sustentável de plantas medicinais junto a comunidade interna e externa à UNIFAL-MG. O intuito deste projeto é criar ações com o público-alvo por meio de oficinas, cursos e rodas de conversa sobre aplicações terapêuticas, cosméticas e de bem-estar com as plantas medicinais. Uma vez que, as pessoas vivem em um mundo globalizado, conectado e imediatista, razões que levam ao estresse e ansiedade que, consequentemente, desencadeiam doenças físicas e mentais. O contato com terapias e atividades alternativas podem contribuir para saúde e bem-estar. Diante disso, o propósito do projeto é levar ao público-alvo práticas como a plantaterapia, a hortoterapia, aromaterapia, a aprendizagem de manuseio de cosméticos e produtos farmacêuticos naturais com plantas medicinais. Essas ações servirão de estratégias para aliviar o estresse e a ansiedade, ajudarão no desenvolvimento de habilidades manuais, atuando como formas de terapias.

Objetivos
O projeto tem o intuito de utilizar as plantas medicinais como estratégias de saúde e bem-estar. Para isso, serão desenvolvidas atividades que permitirão ao público-alvo uma conexão com a natureza por meio do contato e plantio de plantas medicinais na criação de suas próprias hortas medicinais com materiais sustentáveis (garrafas pet e barbantes); por meio do uso da aromaterapia onde serão desenvolvidos produtos com os óleos essenciais das plantas medicinais que permitirão o desenvolvimento de técnicas manuais; por meio do manuseio das plantas medicinais na fabricação de produtos farmcêuticos como xaropes, pomadas, emplastos, lambedor, escalda pés, etc e de cosméticos contendo as propriedades das plantas medicinais como sabonetes, cremes, shampoos e condicionadores. Essas atividades além de contribuirem para ações terapêuticas no tratamento e prevenção de doenças, terão significativo impacto no bem-estar das pessoas por proporcionar o desenvolvimento de habilidades manuais para alívio de ansiedade e estresse do dia a dia. O projeto proporcionará também a integração dos membros acadêmicos com a comunidade alfenense. Além de disponibilizar mudas de plantas medicinais, provenientes do horto medicinal do Programa FITOconsCIÊNCIA, e materiais necessários para a realização dessas oficinas. Para execução das ações, serão aplicadas atividades de Educação em Saúde, de Sustentabilidade e de bem-Estar com integração e troca de conhecimentos entre o público-alvo e a comunidade acadêmica a partir de: oficinas, cursos e rodas de conversa.

Justificativa
A pandemia da COVID-19 causou restrições de contato físico, preocupações constantes com a sáude e dificuldade de adaptação a novas rotinas, fatos que acarretaram em ansiedade e elevado nível de estresse nas pessoas. Esses efeitos de estresse e ansiedade associados ao mundo globalizado, conectado e imediatista em que se vive contribuíram para o aumento de doenças mentais. Estudos mostram que trabalhos manuais melhoram habilidades mentais, reduzindo níveis de estresse e ansiedade e colaborando para o bem-estar. O uso de plantas medicinais data desde o início das civilizações como fonte terapêutica para cura de doenças. Segundo a OMS, ainda é uma prática muito utilizada pela população mundial (60%) e por 85% dos países em desenvolvimento (SHUAIB et al., 2023). Plantas medicinais in natura, secas e seus óleos essenciais tais como melissa, passiflora, lavanda, têm sido muito empregados no alívio de sintomas de ansiedade e estresse. A associação de plantas medicinais e estratégias alternativas como plantaterapia, hortoterapia, aromaterapia e técnicas manuais podem auxiliar para melhorias na saúde física e mental e bem-estar da sociedade atual. Diante disso, o projeto propõe interagir com a comunidade alfenense para compatilhar o desenvolvimento e a aplicação de técnicas manuais, empregando as plantas medicinais como principal matéria-prima, com o intuito de promover saúde e bem-estar e contribuir para redução de estresse e ansiedade tão presente nas rotinas de hoje. A execução do projeto também propiciará aos acadêmicos integrantes do projeto um aprendizado baseado na prática e na realidade da comunidade com interações extra salas de aula, resultando em uma formação profissional mais cidadã, sustentada na indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão.

Beneficiário
Comunidade de Alfenas em geral, acadêmicos do curso de Farmácia e de demais cursos interessados e servidores da UNIFAL-MG.