CUIDANDO DE SI E DO OUTRO

Apresentação
O projeto será desenvolvido com profissionais da educação (ensino infantil, fundamental, médio e superior), com os profissionais da saúde e com a comunidade externa em geral, uma vez que vivenciam situações geradoras de sofrimento emocional, o que se exacerbou com a pandemia da Covid-19. Nesta perspectiva, o projeto visa implementar estratégias interventivas como a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), o Grupo Operativo segundo Pichon-Rivière, Escalda-pés, massagem nos pés e outras Práticas Integrativas Complementares em Saúde, com proposta de um ambiente de escuta e acolhimento dos problemas vivenciados, e assim contribuir para a promoção da saúde mental e do bem-estar. O projeto está em consonância com princípios de sustentabilidade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas no que se refere à Saúde e Bem-estar (terceiro objetivo).

Objetivos
Apreender os principais problemas vivenciados pelos participantes e estratégias de enfrentamento durante as rodas de Terapia Comunitária Integrativa ; Compreender os efeitos da estratégia implementada no cotidiano dos participantes.

Justificativa
A alteração do bem-estar e o sofrimento mental é uma experiência vivenciada por muitos profissionais da saúde e da educação (POMIECINSKI; POMIECINSKI, 2014; ESPERIDIÃO; SAIDEL; RODRIGUES, 2020). Com o surgimento da COVID-19, essa situação se exacerbou em decorrência do isolamento social, a convivência forçada com familiares, a sensação de desamparo e incertezas, além de tantas outras vulnerabilidades envolvidas neste novo cenário. Nesta perspectiva, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que visam contribuir no autocuidado, no equilíbrio mental e emocional desses profissionais e da população em geral, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar. As atividades implementadas como a Terapia Comunitária Integrativa tem contribuído com a construção de redes de apoio e tem um impacto positivo para a vida das pessoas que clamam por um espaço de acolhida, de valorização de experiências e de atenção, para atuar como peça-chave no processo de promoção da saúde mental (FELIPE et al., 2020; LOPES JUNIOR et al., 2021). É importante desenvolver ações com o propósito de acolher, escutar, cuidar e promover ambientes saudáveis que visam promover a saúde mental e o desenvolvimento psicoemocional das pessoas (BRASIL, 2013; BRASIL,2014).

Beneficiário
Profissionais da educação e da saúde e população em geral que frequenta serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde.