CALOURO CIDADÃO 2024

Apresentação
O corte de cabelo e as brincadeiras temidamente perigosas têm sido substituídos por ações solidárias e de integração durante a chegada dos novos alunos ao ambiente universitário. Essa postura tem o objetivo de ajudar a cultura violenta e constrangedora da recepção aos novos estudantes pelos veteranos. Nesse sentido, o Calouro Cidadão visa incentivar os alunos a participarem de ações de caráter social que, de forma prazerosa e construtiva, proporcionam momentos de integração e boas vindas entre ingressantes e pregressos, a partir de ações sociais. APESAR DE SER "APENAS" 2 SEMANAS ELE SE ENQUADRA COMO PROJETO POR TER VÁRIAS AÇÕES DE EXTENSÃO EXECUTADAS. O PROJETO NÃO SE CARACTERIZA PELO TEMPO DE EXECUÇÃO E SIM SE NELE TEM VÁRIAS AÇÕES E É ESSE O CASO.

Objetivos
Apresentar a estrutura e o funcionamento da Universidade já no primeiro dia de aula; Arrecadar e distribuir alimentos não perecíveis, fraldas, brinquedos, roupas e calçados; Incentivar o engajamento social dos alunos da instituição em movimentos da sociedade civil; Promover a sociabilidade positiva entre alunos, funcionários e docentes da instituição; Despertar a solidariedade, cidadania e a motivação para o trabalho em equipe; Incentivar alternativas criativas que estimulem a interação entre discentes ingressantes e pregressos; Promover o conhecimento dos grupos de estudo, PETs, DCE entre outros grupos estudantis do campus Poços de Caldas.

Justificativa
O evento tenciona promover a consciência crítica e o engajamento dos indivíduos em formação na comunidade onde estão inseridos, bem como a mobilização destes para as questões sociais, refletindo uma necessidade premente, que predispõe a universidade a um papel de importância crucial como agente de fortalecimento da cidadania: oportunidades como essa estimulam um contato sadio entre os calouros e veteranos, contribuem para a ação social, ao expor uma realidade muitas vezes desconhecida pelos estudantes, motivando-os para a prestação de serviços comunitários e filantrópicos. Esse projeto permite que os discentes exerçam o papel de multiplicadores. Ademais, o contato dos estudantes com as entidades assistencialistas é proveitoso para ambos os lados, como demonstrado por edições anteriores do evento, já que promove a convivência e integração dos idosos (SSVP), crianças e adultos (APAE) com os discentes, fomentando o diálogo e a troca de experiências, proporcionando a possibilidade de aprender e de ensinar e contribuindo para a sensibilização dos jovens com relação a aspectos gerais da vida. LEMBRANDO QUE AS ENTIDADES NÃO SÃO PARCEIRAS DA AÇÃO, APENAS BENEFICIÁRIAS. ASSIM NÃO JUSTIFICA PEDIDO DE DOCUMENTO DE PARCERIA.

Beneficiário
Todos os ingressantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e corpo docente do Campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG. Além das entidades assistenciais de Poços de Caldas como a APAE, Lar dos Velhinhos Sociedade São Vicente de Paula e Hemominas (hemocentro de Poços de Caldas).