ESTATÍSTICA PARA TODOS: PROMOVENDO A LITERACIA ESTATÍSTICA

Apresentação
A Estatística é essencial para coletar, organizar, analisar e interpretar dados, sendo crucial na tomada de decisões em um mundo inundado de informações. A interpretação estatística, especialmente em meios de comunicação, requer discernimento sobre diferentes significados contextuais e suas limitações. A literacia estatística vai além da interpretação básica, exigindo reconhecimento, classificação e compreensão dos dados, leitura de tabelas e gráficos, entendimento de medidas estatísticas e aplicação de conceitos de probabilidade. Essas habilidades capacitam os indivíduos a tomar decisões responsáveis e exercer a cidadania de forma informada (LOPES, 2002, p. 1).

Objetivos
Popularizar o conhecimento estatístico e torná-lo acessível ao público em geral é uma maneira eficaz de promover a literacia estatística, que é cada vez mais importante em nossa sociedade; -Tornar a estatística acessível ao público em geral, independentemente de sua formação acadêmica; -Promover a literacia estatística, capacitando as pessoas a compreender e interpretar dados com confiança;-Criar uma comunidade online de entusiastas da estatística, promovendo a discussão e a aprendizagem contínua.

Justificativa
O projeto proposto de popularização do conhecimento estatístico e promoção da literacia estatística se fundamenta em uma série de necessidades prementes na sociedade contemporânea. A relevância da estatística extrapola os limites acadêmicos, inserindo-se de maneira intrínseca na sociedade e nas tomadas de decisões cotidianas. Dessa forma, a justificativa para a execução deste projeto é delineada por três pontos fundamentais. Primeiramente, vivemos em uma era em que a informação é ubíqua, mas nem sempre compreendida de maneira crítica. A profusão de dados veiculados pelos meios de comunicação e presentes em nosso dia a dia demanda uma população capacitada a interpretar essas informações de forma consciente. A literacia estatística não apenas capacita os indivíduos a entenderem os dados apresentados, mas também os habilita a discernir entre diferentes significados, considerando o contexto e as possíveis limitações nas generalizações estatísticas. Em segundo lugar, a acessibilidade à estatística é um fator determinante para a participação efetiva de todos os segmentos da sociedade. Independentemente da formação acadêmica, a compreensão básica de conceitos estatísticos é vital para uma tomada de decisões informada. Este projeto visa democratizar o acesso à estatística, tornando-a compreensível e aplicável a diversas realidades, contribuindo para a redução das disparidades no entendimento estatístico entre diferentes grupos populacionais. Por fim, a criação de uma comunidade online de entusiastas da estatística propõe um ambiente colaborativo e educativo. A aprendizagem contínua, fomentada por meio de discussões, compartilhamento de conhecimento e recursos educacionais, fortalece a disseminação do entendimento estatístico. Essa comunidade não apenas serve como um espaço para troca de ideias, mas também como um suporte para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades estatísticas, promovendo um ciclo virtuoso de aprendizado. Em síntese, o projeto atende a uma demanda crescente por conhecimento estatístico na sociedade, propondo ações concretas para torná-lo acessível, compreensível e aplicável. Ao promover a literacia estatística, o projeto busca contribuir para a formação de uma sociedade mais informada, capacitada a fazer escolhas fundamentadas e participar ativamente em um mundo onde os dados desempenham um papel cada vez mais central.

Beneficiário
Os beneficiários incluem os membros da comunidade acadêmica da UNIFAL - MG, Campus Varginha (discentes, professores e técnicos), assim como a comunidade externa interessada em desenvolver habilidades de literacia estatística e participar da comunidade online de entusiastas da estatística.