LABORATÓRIO CENTRAL DE ANÁLISES CLÍNICAS: CONTRIBUIÇÃO DAS ANÁLISES LABORATORIAIS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO DE ALFENAS E REGIÃO

Apresentação
O LACEN/FCF-UNIFAL-MG é um laboratório de análises clínicas localizado Prédio B do Campus I da UNIFAL-MG que além de oferecer atendimento pelo SUS à população em geral está vinculado às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O LACEN oferece também seus serviços à comunidade da UNIFAL-MG (alunos, servidores e funcionários terceirizados), através das solicitações de exames pelos profissionais que integram o CIAS (Centro Integrado de Assistência à Saúde), bem como exames periódicos solicitados aos servidores através da PROGEPE (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas). A equipe do LACEN é composta por técnicos de laboratório, técnicos administrativos e farmacêuticos com especialização em Análises Clínicas, que realizam todos os procedimentos que integram os vários setores do laboratório (coleta de amostras biológicas, processamento de amostras biológicas, bioquímica, imunologia, hematologia, urinálise, parasitologia, microbiologia, micologia, citologia e gestão da qualidade.

Objetivos
Realizar exames laboratoriais para a população de Alfenas e região, bem como à comunidade da UNIFAL-MG; - Disponibilizar à população em geral o acesso aos exames laboratoriais custeados pelo SUS, com rapidez e qualidade. - Prestar esclarecimentos à população, quando solicitado, quanto aos fatores de risco, a importância do diagnóstico precoce, formas de prevenção, tratamento e controle das diversas doenças; - Orientar os indivíduos com resultados alterados, a importância do acompanhamento médico para o controle e ou tratamento da condição apresentada; - Promover ações de promoção da saúde através dos programas de extensão que levam à comunidade informações básicas de educação em saúde com temas vinculados à saúde da criança, do adolescente, do idoso, do homem e da mulher. - Proporcionar aos acadêmicos, a oportunidade de complementar a sua formação universitária através da aplicação dos conhecimentos adquiridos em salas de aula, permitindo assim uma melhor integração entre teoria e prática. - Ampliar o conhecimento científico e tecnológico na área das Análises Clínicas; - Formar e capacitar recursos humanos através da participação de alunos da graduação (Estágio Curricular dos Cursos de Farmácia e Biomedicina), da iniciação científica e da pós-graduação Strictu sensu e Latosensu. - Contribuir ativamente às demandas da sociedade e participar de maneira mais plena e efetiva dos problemas e desafios impostos pelo desenvolvimento local, regional e nacional.

Justificativa
As atividades desenvolvidas no LACEN oferece aos alunos a oportunidade de integração e socialização com a comunidade, com enfoque na atenção à saúde da população, por meio da aplicação e aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas de sua dinâmica curricular relacionados à educação, prevenção, diagnóstico e orientação da população. As atividades propostas pelos projetos desenvolvidos no LACEN poderão contribuir não somente para a formação do aluno, que terá a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas nas áreas envolvidas, como também poderá contribuir para o levantamento de dados relacionados, por exemplo, à prevalência de diabetes mellitus, dislipidemias, anemias, hemoglobinopatias, parasitoses e outras doenças na população em estudo. Além disso, estes dados poderão fornecer subsídios para o diagnóstico da situação de saúde da população. Além disso, estudada, e ajuste de programas para atender as necessidades específicas de saúde da população. Cabe ressaltar que as atividades de extensão concretizadas mediante o oferecimento de exames à comunidade estão sujeitas a critérios bem estabelecidos, com especial destaque para a obrigatoriedade do serviço de auxílio diagnóstico estar vinculado a um serviço de atendimento médico como os oferecidos pelo CIAS e pelas Unidades Básicas de Saúde do município e região e outros convênios ou ainda mediante contrapartida, além também da supervisão por profissionais da área. Outro critério é a necessidade de submissão prévia dos projetos aos Departamentos e Pró-reitorias de origem.

Beneficiário
População de Alfenas e Região em atendimento pelo SUS, convênios e parcerias e à comunidade da UNIFAL-MG (alunos, servidores e funcionários terceirizados).