Apresentação
Ao longo dos anos, a própolis brasileira, produzida por abelhas Apis mellifera, tem se destacado no mercado nacional e internacional devido aos diversos benefícios à saúde (Franchin et al., 2018). Tradicionalmente, seu consumo é amplamente utilizado no tratamento de resfriados e infecções de garganta (Pasupuleti et al., 2017). Contudo, outras propriedades biológicas, como antioxidante e imunomoduladora, também têm sido relatadas na literatura, assim como diferentes formas de produção e aplicação da própolis (Franchin et al., 2024). Essas informações poderiam ser mais bem exploradas por meio de uma comunicação eficaz conduzida por especialistas. Nesse contexto, as redes sociais emergem como uma ferramenta estratégica para disseminar conteúdos científicos sobre os benefícios da própolis brasileira. Ademais, a criação de redes de conhecimento pode promover maior integração entre cientistas, apicultores e empresas do setor, fortalecendo e desenvolvendo essa importante cadeia produtiva.
Objetivos
Desenvolver um projeto de extensão que utilize as redes sociais, especialmente o Instagram, como plataforma para promover a divulgação de informações científicas sobre a própolis brasileira, destacando seus benefícios à saúde. Adicionalmente, o projeto visa criar um espaço digital que favoreça discussões e a troca de conhecimentos entre os diversos profissionais envolvidos na cadeia produtiva da própolis e cientistas vinculados às universidades.
Justificativa
A produção mundial de própolis é estimada em aproximadamente 1.000 toneladas por ano, sendo o Brasil responsável por cerca de 10% a 15% desse total, o que equivale a aproximadamente 100 a 150 toneladas anuais (Sebrae, 2014). Minas Gerais destaca-se como o principal produtor nacional, respondendo por cerca de 70% da produção brasileira (Sebrae, 2014). A elevada produção e comercialização da própolis brasileira deve-se, em grande parte, aos seus reconhecidos benefícios medicinais para a saúde humana, que incluem atividades antienvelhecimento e anti-inflamatórias (Pasupuleti et a., 2017). No entanto, a conexão entre as informações científicas publicadas em periódicos internacionais e os produtores de própolis, empresários, comerciantes e a população usuária desse produto ainda requer maior participação de cientistas que atuam na área. Essa interação é fundamental para garantir a transferência de informações corretas de forma acessível e compreensível. Tal abordagem é essencial para esclarecer as atividades medicinais da própolis e promover a integração de diferentes setores, incentivando discussões e ideias que contribuam para o fortalecimento e valorização desse produto de grande importância, a própolis brasileira. Para alcançar os objetivos propostos, será utilizada como ferramenta a página do Instagram “Própolis do Brasil”. Durante o período de execução do projeto (12 meses), será desenvolvido, com o auxílio de alunos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, material de divulgação científica sobre a própolis brasileira. Este incluirá vídeos curtos, postagens com animações, caixas de perguntas e compartilhar informações publicadas por outros grupos que desenvolvem trabalhos na mesma área do projeto de extensão.
Beneficiário
Cientistas, apicultores, empresários e comerciantes do setor de própolis, estudantes de graduação e pós-graduação e população.