APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO COMO EDUCAÇÃO PERMANENTE– APEC-EDUC

Apresentação
As melhores práticas em Enfermagem visam a qualificação do desempenho nos serviços de saúde e compreendem um conjunto de teorias, técnicas, processos e atividades mais adequados para o cuidado, buscando resultados que vão ao encontro das necessidades do paciente. Neste sentido, ao implementar o Processo de Enfermagem na prática clínica, utiliza-se as melhores práticas, com o objetivo de qualificar a assistência nos ambientes em que está inserido o cuidado de Enfermagem. Nesta perspectiva, este projeto tem a finalidade de implementar a Educação Permanente nos serviços de saúde com vistas a qualificação do desempenho e dos resultados de Enfermagem com base nas suas necessidades buscando as melhores práticas. O Projeto de extensão, APEC-EDUC, é vinculado ao Programa APEC, à Liga Acadêmica do Processo de Enfermagem (LIGAPE-UNIFAL) e ao Grupo de Estudo sobre o Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC)(cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).

Objetivos
OBJETIVO GERAL: Contribuir para a qualificação dos profissionais de Enfermagem para a aplicação do Processo de Enfermagem baseado nas melhores práticas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Identificar as necessidades dos profissionais de Enfermagem inseridos nos serviços de saúde acerca das competências técnicas, relacionais/comunicacionais e éticas; - Desenvolver a educação permanente com os profissionais de enfermagem a partir de cursos de atualizações e/ou capacitações; -Avaliar o impacto dos cursos de atualizações e/ou capacitações desenvolvidos nos serviços de saúde.

Justificativa
O presente projeto busca pela indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, pautados nos princípios da integralidade com vistas a implementar ações de educação em saúde com enfoque no PE, o qual incita as melhores práticas a partir de um padrão profissional que contribui com o desenvolvimento e a implementação da prática clínica do(a) enfermeiro(a) a fim de atender as demandas assistenciais.

Beneficiário
Profissionais de enfermagem atuantes no Hospital e na APS do município de Alfenas-MG, discentes de graduação e de pós-graduação, docentes, além dos usuários e/ou pacientes assistidos pelos profissionais participantes deste projeto.