VISITAÇÃO E ACOLHIMENTO AO INGRESSANTE NO CAMPUS POÇOS DE CALDAS

Apresentação
Este projeto visa proporcionar um primeiro contato positivo das famílias e ingressantes com a comunidade universitária. Criar um ambiente acolhedor e inclusivo não apenas para os novos estudantes, mas também para suas famílias, reconhecendo o papel crucial que desempenham no sucesso acadêmico e na adaptação dos ingressantes à vida universitária. A transição para a universidade não é apenas uma jornada para os estudantes, mas também para suas famílias. Acreditamos que integrar as famílias no processo de adaptação contribuirá significativamente para o bem-estar dos ingressantes, estabelecendo um suporte emocional mais amplo e enriquecedor. Proporcionar informações sobre a estrutura curricular, oportunidades de envolvimento e eventos acadêmicos, informações sobre a cidade, transporte, moradia e a apresentação da estrutura do Campus Poços de Caldas. Acolher e transformar esse momento, muitas vezes de tensão e dúvidas, num momento de motivação.

Objetivos
O projeto tem como objetivo geral promover uma experiência acolhedora por meio de visitação e apresentação de informações importantes para o início da vida acadêmica, visando facilitar a adaptação dos novos estudantes ao ambiente acadêmico e promover uma transição suave para a vida universitária. Objetivos Específicos: a) Proporcionar visitas guiadas que permitam tanto as famílias quanto os ingressantes conhecerem as instalações físicas da universidade, incluindo salas de aula, laboratórios, biblioteca e áreas de convivência. b) Fornecer informações básicas sobre a vida acadêmica, como estrutura curricular, oportunidades de pesquisa, estágios, atividades extracurriculares e serviços de apoio acadêmico disponíveis na universidade. c) Organizar e criar materiais informativos específicos para as famílias e ingressantes com temas sobre o município, serviços de transporte (público e grupos de carona) para o Campus, moradia (repúblicas, pensionatos, imobiliárias), saúde e segurança. d) Criar oportunidades para que famílias e ingressantes se conectem com a comunidade acadêmica, promovendo um ambiente de apoio mútuo desde o início da jornada universitária.

Justificativa
Muitos ingressantes provêm de contextos socioeconômicos diversos, enfrentando desafios distintos ao acessar o ensino superior. Temos ainda, que, famílias de estudantes ingressantes, especialmente aquelas sem histórico universitário, podem ter pouco conhecimento sobre a vida acadêmica e os recursos disponíveis na universidade. O projeto de visitação visa preencher essas lacunas, fornecendo informações detalhadas e promovendo um entendimento mais claro sobre a estrutura universitária e informando sobre programas de assistência financeira e bolsas. A transição do ensino médio para a universidade pode ser desafiadora, resultando em questões emocionais e acadêmicas para os ingressantes. A introdução suave e acolhedora permite que os estudantes se familiarizem antecipadamente com o ambiente acadêmico. Pode ser ainda, uma oportunidade para discutir recursos de apoio psicológico, serviços de aconselhamento pedagógico e estratégias para lidar com o estresse acadêmico. A atuação dos estudantes dos Centros Acadêmicos (CAs) e Programas de Educação Tutorial (PET) do Campus Poços de Caldas será de extrema importância na construção de informações importantes para o início da vida acadêmica e para a aproximação dessas entidades estudantis com os calouros. Além disso, os discentes atuarão na atividade como membro da equipe executora protagonista/executor da ação extensionista, essencial para sua formação, fazendo parte das atividades Curriculares de Extensão (ACEx). Teremos portanto, servidores e estudantes veteranos em atuação conjunta para contribuir com o acolhimento e permanência. Por fim, o projeto de visitação busca criar um ambiente inclusivo, reconhecendo e celebrando a diversidade, e demonstrando que todos são bem-vindos na instituição.

Beneficiário
Ingressantes e familiares de todos os cursos da UNIFAL-MG, Campus Poços de Caldas. Membros da comunidade local.