PET CONECTA / PET CIÊNCIA

Apresentação
Vivemos num momento em que as redes sociais estão se tornando protagonistas na divulgação científica. Observamos que, muitas vezes, as informações chegam à população de forma distorcida e desalinhada à produção científica, causando sérios problemas de compartilhamento de fake news. Este projeto pretende aproximar as informações científicas, de forma lúdica e didática, da população em geral, divulgando informações que contribuam com a saúde, o meio ambiente e à educação por meio de uma série de vídeos compartilhados em redes sociais.

Objetivos
Promover a aproximação da Ciência à comunidade, Trazer informações relevantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Divulgar a importância das informações compartilhadas nas redes sociais, Contribuir com a formação dos discentes na proposta de Educação Ambiental e Justiça social, Promover a capacitação de ferramentas para produção de vídeos, roteiros edição e divulgação de vídeos.

Justificativa
Considerando proposta de sustentabilidade e as visões de desenvolvimento conectados às questões econômicas, sociais e ambientais, fica clara a necessidade de intervenções multidisciplinares na tomada de decisão. Entretanto, o cenário vivido pelos povos de todo planeta desde o início da pandemia do novo coronavírus, no início do ano de 2020, trouxe a necessidade de ações rápidas e, muitas vezes equivocadas e tendenciosas, desconsiderando a comunidade científica e as lideranças locais de populações vulneráveis. As consequências atingiram de forma acentuada os menos favorecidos financeiramente, nitidamente mais expostos aos riscos ambientais. Considerando a adoção de medidas emergenciais relacionadas ao acesso à educação, essa vulnerabilidade se torna ainda mais acentuada, uma vez que o panorama de isolamento social criou tecnologias de acesso ao ensino remoto que, muitas vezes, não chegam aos locais mais isolados e pequenas comunidades. Neste sentido, a falta de acesso às tecnologias pedagógicas e ao conhecimento causam, ainda mais, preocupação aos educadores, prevendo um cenário de poucas oportunidades e aumento das desigualdades sociais. No momento em que o aumento da velocidade na tomada de decisão se confundiu com o agravamento da pandemia e da crise socioambiental mundial, aprendemos a caminhar conforme novas informações sobre o vírus foram divulgadas, considerando obstáculos como fake news e desmoralização da comunidade científica. Mesmo após o controle da pandemia, nunca se sentiu tamanha necessidade e urgência de promover a popularização da Ciência e da Educação Ambiental.

Beneficiário
Discente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas, população em geral.