VIGILÂNCIA EM SAÚDE E INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO À POPULAÇÃO LGBTQIAP+ NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Apresentação
O projeto consistirá em uma ação de educação permanente em saúde da população LGBTQIAP+ tendo como público alvo os enfermeiros da atenção primária à saúde do município de Alfenas. Trata-se de um projeto aprovado na rechamada do Edital N° 12/2022 - UnB/Dex, para compor o Programa de Extensão para a Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade – PNVS COMUNIDADE – Segunda Edição, que visa a inovação, em âmbito nacional, de Projetos de Extensão voltados para o fortalecimento e a implementação das ações de vigilância e promoção em saúde, previstas na Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O programa é desenvolvido pelo Decanato de Extensão – DEX/UNB, em parceria com o Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

Objetivos
Fortalecer as ações de vigilância, de promoção à saúde e prevenção direcionadas à população LGBTQIAP+ na atenção primária à saúde, no sentido de instrumentalizar e qualificar o processo de trabalho para o enfrentamento dos principais problemas que acometem essa população.

Justificativa
A proposta do projeto surgiu a partir de dois trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, intitulados “Atendimento ginecológico à população de homens transgêneros” e Atenção ginecológica ao homem transexual na atenção primária à saúde: caracterização do acesso e utilização”. Estes projetos produziram como resultado um panorama de necessidades de qualificação do atendimento à população LGBTQIAP+ nos serviços da atenção primária à saúde, principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Também se justifica na potencialidade da educação permanente em saúde como instrumento de desenvolvimento da qualidade da atenção primária à saúde e de consolidação dos princípios da equidade e integralidade em saúde, no sentido de reduzir a vulnerabilidade da população LGBTQIAP+.

Beneficiário
Enfermeiros atuantes na atenção primária à saúde do município de Alfenas.