CIÊNCIA LÚDICA PARA A SOCIEDADE

Apresentação
Diante da pandemia de Covid-19 é importante diversificar as metodologias de ensino-aprendizagem devido ao distanciamento social recomendado como medida preventiva à doença. O projeto contribuirá com a geração de conteúdo digital para auxiliar nas referidas metodologias. Utilizando-se do lúdico, o projeto visa aproximar a ciência do público por meio de experimentos de baixa complexidade, incluindo alguns que podem até ser executados em casa. Inicialmente, serão realizadas revisões bibliográficas buscando experimentos simples, que utilizem materiais do cotidiano para elaboração de roteiros. Através destes roteiros, serão produzidos vídeos para disponibilização em site, YouTube e nas redes sociais. Neste momento de crise e tensão a divulgação de experimentos simples e lúdico fortalece os laços entre a universidade e a sociedade.

Objetivos
Pesquisar e elaborar experimentos de baixa complexidade que visem despertar interesse nas áreas de ciências da natureza e engenharias; Pesquisar e elaborar experimentos pertinentes aos conteúdos estudados no ensino fundamental e médio; classificá-los dentro dos PCNs; Definir experimentos a serem testados, visando maior abrangência e diversidade de assuntos dos PCNs, além de divulgação da ciência ao público geral; Testar experimentos e dividi-los em dois grupos: aqueles que podem ser executados nos laboratórios da Unifal e aqueles que podem ser transportados para execução em eventos externos; Escrever e/ou adaptar roteiros experimentais de acordo com os resultados dos testes; Gravar e editar vídeos dos experimentos; Fazer teasers dos vídeos dos experimentos; Selecionar discente(s) para gerenciar site, elaborar artes e identidade visual do projeto; Criar site, canal no YouTube e redes sociais para divulgação do projeto; Definir estratégia didática de apresentação a diferentes públicos (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, professores da educação básica e público geral); Produzir material gráfico de divulgação do projeto.

Justificativa
O aumento de vagas ociosas ao longo dos últimos anos indica desinteresse pela área e/ou desinformação sobre a existências dos cursos da Unifal-Poços. Além disso, há relatos de alunos de escola pública do município sobre desmotivação para o ingresso na universidade pública por acreditarem que são incapazes ou que é impossível acessar um curso superior. Ademais, devido à distância, parte da população desconhece a existência do campus avançado de Poços de Caldas, o que contribui para que alunos que vivem na cidade e região não saibam sobre os cursos e consequentemente não tentem ingresso. O incentivo ao ingresso de alunos da cidade e região é importante pois aumenta a probabilidade de permanência deles no curso, uma vez que os gastos pessoais para se manterem estudando serão amenizados. Auxiliando assim no problema de retenção que também enfrentamos. Com o evento da pandemia da Covid-19, o ensino tem sido feito a distância ou remoto e o uso de plataformas digitais e sites tem sido ainda maior. Porém, atividades de cunho prático possuem maior dificuldade de serem reproduzidas no ambiente virtual. Isto posto, faz-se necessária a divulgação da universidade e da ciência por meio de canais digitais que possuem grande alcance do público. Além dessa divulgação que o projeto proposto proporcionará, ele também gerará conteúdo didático experimental lúdico que poderá ser amplamente utilizado em diversas situações.

Beneficiário
Alunos da educação básica, pública e privada, de Poços de Caldas e região. Além da comunidade externa em geral.