TÉCNICAS TEATRAIS PARA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Apresentação
O curso proposto fornecerá aos estudantes técnicas de comunicação e expressão, de oratória e a integração e o desenvolvimento de seu potencial criativo, por meio de dinâmicas e exercícios teatrais que contemplam o uso do corpo, voz e expressividade, além de reunir conhecimentos que abarcam psicologia (Análise Trasacional), arte e outras áreas do conhecimento, proporcionando aos alunos um aprendizado amplo e lúdico. Desta forma prevê-se dois encontros presenciais e posterior discussões das técnicas apresentadas. O Curso será voltado aos discentes professores do Curso Preparatório ENEM e dos petianos do Grupo PET Conexões de Saberes do campus Poços de Caldas.

Objetivos
a) Apresentar e discutir algumas técnicas fundamentais de comunicação e expressão; b) Executar jogos e dinâmicas teatrais; c) Promover a integração e o trabalho em equipe; d) Proporcionar aos alunos alternativas lúdicas de autoconhecimento.

Justificativa
Muitas pessoas enfrentam problemas ao ter que lidar com o público, sejam em aulas, palestras, ou até mesmo em suas relações cotidianas, o que acaba limitando-as em suas interações sociais e profissionais. O desenvolvimento do potencial de comunicação e expressão que garanta às pessoas um bom desenvolvimento pessoal e coletivo, pode ser conquistado por meio de técnicas teatrais. Estas técnicas consistem em jogos, exercícios e dinâmicas que frisam aspectos de expressão facial, gestual, e da oratória, para que assim, possa haver maior tranquilidade e facilidade nos atos de comunicação. Estas atividades, realizadas em grupos, também podem auxiliar os participantes no processo de autoconhecimento, fundamental para a saúde mental e emocional dos indivíduos, e que por sua vez, tem forte impacto nas relações interpessoais. Aspectos como coragem e liderança, que são exigências comuns do mercado de trabalho, também são trabalhadas na oficina de teatro.

Beneficiário
a) Professores do Curso Preparatório ENEM do campus Poços de Caldas; b) Petianos do Grupo PET Conexões de Saberes.