Apresentação
Trata-se de proposta interinstitucional comum de ação formativa envolvendo assessores pedagógicos e gestores de cada instituição representada no Projeto Fapesp APU (Universidade do Minho, UMinho; Universidade do Porto, UPorto; Universidade da República do Uruguai, UDELAR; Universidade de Buenos Aires, UBA; Universidade de São Paulo, USP; Universidade Estadual de Campinas, Unicamp; Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Unesp; Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG; Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG; Universidade Federal de Pelotas, UFPel; Universidade Federal de São Paulo, Unifesp. Essa formação é outro resultado de um projeto de pesquisa realizado, financiado pela Fapesp e CNPq, que também resultou no dossiê: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/issue/view/1166
Objetivos
Não disponível para preenchimento
Justificativa
O contexto universitário brasileiro na atualidade está passando por mudanças estruturais profundas onde sua identidade, hegemonia e sua própria legitimidade vem sendo questionadas. Nesse quadro conjuntural, resgatar o papel da Universidade e, ao mesmo tempo, compreender os espaços de assessoramento formação pedagógica em serviço dos professores, que buscam aprender além de fronteiras conteudistas e curriculares, é um caminho promissor porque evidencia possibilidades de desenvolvimento profissional que resultam em qualificação das práticas docentes e que, por consequência, resultam na manutenção e no sucesso dos estudantes. Deste modo, identificamos que uma possibilidade para essa compreensão dos serviços de assessoramento pedagógico universitário, fazendo-os reconhecidos e legitimados, e, portanto, potencializando os resultados que deles se pode esperar, é a sistematização e a elaboração de amplo processo de pesquisa, que venha a apresentar e estudar distintas experiências institucionais, de modo que se permita delimitar singularidades e sincronicidades neste serviço. Buscamos com isso efetivar uma rede de colaboração de pesquisa interinstitucional internacional, que construa ampla e significativa contribuição científico-pedagógica acerca da temática do assessoramento pedagógico universitário. A Formação Interistitucional é um resultado desse processo de pesquisa realizado.
Beneficiário
Assessores Pedagógicos e Gestores das instituições que compuseram a pesquisa, mas, também, aberto a todo público interessado e dedicado ao tema.