ATUAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL E DA PERÍCIA CRIMINAL NA SEGURANÇA PÚBLICA DE ALFENAS E REGIÃO.

Apresentação
A Polícia Civil surgiu pela necessidade de uma entidade fiscalizadora que fizesse com que as leis fossem cumpridas e levasse à justiça quem não seguisse as normas. Assim, quando ocorre o descumprimento das diretrizes, a perícia criminal, órgão este vinculado a Polícia Civil em alguns estados, tem sua importância, pois por meio dela pode-se comprovar a existência de um crime mesmo que não haja o corpo material para se realizar o corpo de delito, utilizando-se então da perícia criminal utilizando-se de atividades técnico-científicas prevista no Código de Processo Penal, que visa a analisar vestígios, sendo indispensável para elucidação de crimes.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
As ciências forenses empregam conhecimentos científicos e técnicas diversas para apurar crimes e outros assuntos legais – cíveis, penais ou administrativos técnicas científicas e do conhecimento em várias áreas auxilia na apuração de fatos que levaram a um crime. Para que isso seja efetivo o perito conta com a ajuda de outros profissionais da segurança pública, como é o caso dos policiais civis. Sendo assim, a LACFor entendendo o seu papel frente ao público acadêmico, à sociedade e aos profissionais da área pretende trazer uma palestra, de forma presencial, com o objetivo de informar o público participante sobre a atuação desses profissionais, visto que a Perícia Criminal vem ganhando visibilidade, principalmente entre os discentes da universidade. Essa ação se enquadra nesse contexto social e possibilita o desenvolvimento de atividades de ensino no meio acadêmico e contribui de forma significativa para o aprendizado da comunidade acadêmica e de profissionais da área, pois permite que os envolvidos diretamente com o tema absorvam novas informações sobre temas relacionados às ciências forenses. Diante disso, a Liga Acadêmica de Ciências Forenses (LACFor), pretende trazer uma palestra com o Delegado Regional da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Márcio Cavalcante Bijalon e o Chefe do Posto de Perícias, o perito criminal da Polícia Civil de Minas Gerais, Dr. Marcelo Augusto Romanelli Sales, com intuito de mostrar a comunidade universitárias e aos demais interessados a importância da atuação da Polícia Civil e da Perícia Criminal na segurança pública de Alfenas e região, abordando para o público interessado as principais informações acerca do assunto, além de apresentar experiências vividas e divulgar qual a situação atual da criminalidade na região.

Beneficiário
Acadêmicos da UNIFAL-MG e de outras instituições; Peritos oficiais, assistentes técnicos e judiciais; cientistas forenses, bem como todos aqueles que se interessem pelo tema.